Líderes evangélicos agradecem Ibaneis durante almoço

Lideranças religiosas lembraram, em encontro no Guará, do trabalho de regularização de templos e entidades socioassistenciais e do respeito deste GDF

Com informações da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) foi homenageado nesta segunda-feira (23), por líderes evangélicos que almoçaram em uma churrascaria no Guará. Durante o encontro, os religiosos lembraram do apoio mútuo entre o governo e o segmento, o que foi reforçado pelo chefe do Executivo.

“Hoje eu estou muito feliz, fiz questão de cumprimentar todos de mesa em mesa para dizer da minha alegria para a gente poder viver com tanta paz nas igrejas do DF. É um período de muita prosperidade, deu trabalho porque tivemos de refazer toda a legislação, que estava totalmente equivocada e que emperrava a entrega das escrituras pela Terracap, mas avançamos e muito ao longo desses anos. Graças a Deus temos o orgulho de dizer que temos a melhor legislação para os templos religiosos de todo o Brasil”, afirmou Ibaneis Rocha.

Desde 2019 o GDF legalizou 405 imóveis, um número superior aos 190 templos regularizados entre 2009 e 2018. E mais 99 imóveis foram ofertados no Edital de Licitação Pública do Programa Igreja Legal. Este tipo de concorrência foi criada exclusivamente para essas entidades, que anteriormente participavam de licitações junto a pessoas físicas e empresas.

“Esse foi o governo que mais regularizou áreas das igrejas evangélicas, e também de outras religiões. Estamos aqui apenas para agradecer ao governador e a todo o governo pelo trabalho que tem feito por nós. A gente tinha um sonho muito grande de ter as nossas igrejas regularizadas. Passamos por momentos difíceis, mas hoje estamos aqui para agradecer ao governador Ibaneis por essa oportunidade de ter nosso título [de regularização] em mãos e por estar de portas abertas para o nosso segmento, sempre nos atendendo muito bem”, defendeu o coordenador da Frente Cristã, Chancerley Santana.

O pastor Josimar Francisco da Silva, presidente da Assembleia de Deus do Planalto (Adplan) e um dos coordenadores do evento, agradeceu o trabalho do governo. “Esse almoço é especial porque o governador tem sido um grande parceiro do segmento evangélico, e nós reconhecemos isso e agradecemos a sua generosidade conosco. Ele teve duas ações importantíssimas que nos impactou diretamente. Primeiro foi na época da covid-19, quando todas as igrejas estavam fechadas no Brasil e, em Brasília, foi diferente. As nossas estavam abertas socorrendo o povo que estava necessitado. A segunda é uma ação que marcou a história do governo, que é a regularização de áreas. A gente sofreu muito com derrubadas em governos anteriores. Essas iniciativas do governador vieram como um refúgio para o povo cristão”, declarou Josimar.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), os evangélicos representam uma parte significativa da população da capital. Mais de 800 mil pessoas dessa religião residem no Distrito Federal, o que corresponde a 30,8% do total de habitantes.

Ibaneis Rocha, logo nos primeiros dias de sua gestão em 2019, criou a Unidade de Assuntos Religiosos, abrindo o diálogo com esse público. Depois, em 2020, ampliou o atendimento ao criar a Secretaria da Família, que na atual gestão se tornou Secretaria da Família e Juventude.

Essa gestão também estabeleceu a moeda social como uma forma de as igrejas receberem suas escrituras. Isso significa que as instituições podem obter a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e regularizarem seus espaços em troca da oferta de serviços gratuitos à comunidade.

Em 2020, Ibaneis Rocha assinou decreto autorizando o funcionamento de templos. Naquele mesmo ano, uma lei reconheceu as igrejas como atividades essenciais, mantendo as portas abertas para receber os fiéis e quem mais precisasse de ajuda.

A construção da Praça da Bíblia, localizada na Vila São José, em Brazlândia, e a reforma da Praça da Bíblia da Candangolândia reforçam, segundo o governo, o respeito por esse público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *