Dois anos antes das campanhas nacional e estadual, saiba o que fazem e quem são os marqueteiros mais procurados


A corrida eleitoral pela presidência da República, governos dos Estados, Câmara dos Deputados e Senado Federal esquentará mesmo em 2026, ano do pleito. Porém, aqueles que pretendem sair na frente na disputa precisam montar suas equipes já em 2025, principalmente na área da Comunicação, que cuida da imagem, discurso e redes sociais. 

Um dos profissionais mais importantes do setor é o marqueteiro de campanha, que cuida da retaguarda dos pré-candidatos e atua como conselheiro contratado por suas estratégias para se aproximar do eleitorado. Duda Mendonça, já falecido, ganhou notoriedade nesta função. 

NOMES MAIS COTADOS

Entre os principais nomes atualmente estão: João Santana, que está com políticos de esquerda, Sidônio Palmeira que praticamente só trabalha para Lula, Michel Winter, o “marqueteiro infalível”, que atua com grupos de direita.

Outras opções também são procuradas, como Duda Lima, Lula Guimarães, Xiko Melo, Nelson Vilalva e Pablo Nobel.

Há também os que trabalham em agências formando equipes, como a dupla de marqueteiros que trabalhou com Caiado em 2018, Ana Luisa de Almeida e Andre Schaeer.

Contudo, atualmente, João Santana é o mais requisitado, seguido por Michel Winter, jáque Sidônio parece estar mesmo no Executivo.

Sidônio Palmeira deve até assumir a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, que deve ser o primeiro alvo da reforma ministerial prevista para 2025. O presidente Lula já indicou que deve trocar o atual chefe da pasta, Paulo Pimenta, pelo marqueteiro, que já vem atuando no governo.

Após as eleições municipais e a posse dos novos prefeitos e vereadores do Brasil, começam a agitar, nos bastidores de Brasília, os postulantes aos cargos de 2026.

Os governadores Ronaldo Caiado, Tarcísio de Freitas e Ratinho Jr, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o atual presidente Lula, além de Pablo Marçal, Jaques Wagner e Gusttavo Lima, são cogitados na disputa. 

Alianças políticas, fundo partidário e como estará o país daqui há um ano, são fatores que determinarão quem conseguirá ter seu nome na urna eletrônica em outubro de 2026.

Quem quiser sair na frente é bom fisgar um dos principais marqueteiros em nível nacional. Eles conhecem, como poucos, o caminho para a vitória, inclusive na articulação para viabilizar nomes nos acordos entre os partidos.

Por Andre Guimarães e Souza

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