Nunes Marques manda PF proseguir com investigações da Overclean

Ministro do STF garante com a decisão, a continuidade às diligências e buscas relacionadas a emendas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques determinou nessa quarta-feira (12) a continuidade das investigações da Polícia Federal no âmbito da Operação Overclean, que apura desvios de recursos públicos por meio de emendas parlamentares.

magistrado também decretou sigilo total ao inquérito, restringindo o acesso às informações apenas ao Ministério Público Federal (MPF) e ao seu gabinete.

A decisão de Nunes Marques garante que a Polícia Federal (PF) dê continuidade às diligências e buscas relacionadas ao caso, que teve início na Bahia, mas foi remetido ao STF devido à suposta participação do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil).

Em relatório, a Polícia Federal aponta a citação a Ana Paula Magalhães, chefe de gabinete do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), nas negociações com suspeitos presos na operação.

Ana Paula aparece na troca de mensagens entre os suspeitos como “Ana Paula Davi”. Alcolumbre é o principal nome cotado para assumir a presidência do Senado daqui a um mês.

A operação também pode atingir o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que até pouco tempo atrás era o principal nome cotado para disputar a presidência da Câmara. Um dos presos da operação é o vereador eleito de Campo Formoso Francisco Manoel do Nascimento Neto, primo de Elmar. Quando a Overclean foi deflagrada, Francisco tentou se livrar, jogando pela janela, uma mala com mais de 220.000 reais em espécie, que foi apreendida.

Uma semana antes, a PF havia interceptado em uma aeronave particular mais de 1,5 milhão de reais em espécie com os envolvidos.

Com os investigados também foi apreendida uma planilha em que estavam listados contratos com prefeituras do Rio de Janeiro e Amapá no valor de 200 milhões de reais, além de uma menção à sigla MM, que investigadores apontam como sendo Marcos Moura.

Ao todo a Operação Overclean apreendeu em poder dos investigados 3,4 milhões de reais em espécie, além de 23 carros, três aeronaves, três barcos, seis imóveis e 38 relógios de alto padrão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a receber no Palácio do Planalto, o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), para tratar da candidatura para a presidência da Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *