Biotecnologia em solos desafiadores: saiba como a Energética supera déficit hídrico e aumenta produtividade

Energética Serranópolis, referência no agronegócio nacional, continua investindo em inovação tecnológica para otimizar operações e ampliar resultados

Com uma área cultivada de aproximadamente 20 mil hectares e um impacto direto na economia local com mais de 1.600 empregos diretos, a Energética Serranópolis, referência no agronegócio nacional, continua investindo em inovação tecnológica para otimizar operações e ampliar resultados e mantém desde 2018 uma parceria sólida com a Microgeo.

A biotecnologia de restauração do microbioma do solo da Microgeo tem gerado resultados expressivos desde o início da colaboração.Plínio Duarte, Gerente Agrícola da Energética Serranópolis, destaca a importância da parceria e os efeitos diretos do uso da biotecnologia na produtividade dos canaviais: “A tecnologia do Microgeo®, que já havíamos testado no Nordeste, trouxe resultados significativos desde a primeira aplicação em Goiás.

Adotamos o produto para revitalizar a vida microbiana de solos provenientes de áreas de pasto nativo e degradado, que nunca receberam um manejo agrícola adequado. Hoje, aplicamos o Microgeo® em cerca de 6 mil hectares, especialmente em solos restritivos.” Duarte comenta que a aplicação começou em áreas distantes da unidade industrial, onde o transporte de vinhaça e compostos é mais complexo, mas o sucesso dos resultados incentivou a expansão para outras áreas. “Com a biotecnologia, observamos uma melhora expressiva na aeração e compactação do solo, além de uma absorção de nutrientes mais eficaz”, afirma.Localizada em uma região predominantemente de neossolos quartzarênicos, com cerca de 12 a 15% de argila — uma composição desafiadora para a cultura da cana-de-açúcar —, a usina superou a média do Centro-Sul do Brasil em produtividade, mesmo sob estresse hídrico severo.

Duarte explica: “Esse ano de 2024 foi atípico, com mais de 160 dias sem chuva, mas o incremento na sanidade do nosso canavial proporcionado pelo Microgeo fez com que as raízes se aprofundassem mais no solo, aumentando a resistência ao estresse hídrico e permitindo que a cana mantivesse uma boa qualidade.

”Na safra 2024/2025, mesmo com condições climáticas desafiadoras, a Serranópolis deve alcançar aproximadamente 83 a 84 toneladas de cana por hectare, com ATR média de 150 kg. “Esses números são bastante satisfatórios. Mantivemos um crescimento gradual, não apenas no plantio, mas em cada ciclo da cana, como na soca, terceira e quarta folhas, reduzindo a queda de produtividade. Isso demonstra o impacto positivo do manejo agronômico, que minimiza os efeitos dos estresses bióticos e abióticos da região”, ressalta Duarte, que atribui à parceria com a Microgeo parte importante desse sucesso.

A Microgeo, além de fornecer biotecnologia, oferece apoio técnico, com consultores que acompanham o desenvolvimento das áreas e compartilham conhecimento com a equipe agrícola da Serranópolis. Duarte observa: “Desde o início, a idoneidade da Microgeo nos chamou a atenção, pois eles não prometeram aumento de produtividade, mas um trabalho contínuo de melhoria do solo.

O aumento na produtividade foi uma consequência natural dessa melhoria.”A parceria entre a Energética Serranópolis e a Microgeo demonstra como a inovação no manejo do solo pode transformar a produtividade agrícola, promovendo a sustentabilidade do agronegócio. A aposta em biotecnologia de alta qualidade é fundamental para manter o setor agroindustrial em crescimento e resiliente frente a adversidades climáticas e solos menos férteis da região.
 Plinio Duarte
 Bioestação Microgeo

Sobre a MicrogeoFundada em 2000 na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa de biotecnologia agrícola, 100% brasileira, focada em promover, junto ao agricultor, o equilíbrio do microbioma do solo, com o aumento da produtividade e do valor da terra, por meio da agricultura de processos, visando a sua sustentabilidade. Atualmente faz parte da Allterra, empresa focada em biofertilizantes do grupo Pátria, e está presente em todos os estados do Brasil, além de países vizinhos como Paraguai e Uruguai, a empresa comercializa o MICROGEO®, um componente balanceado que nutre, regula e mantém o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC). O Composto Líquido produzido pela Bioestação Microgeo (BEM) restabelece o microbioma do solo garantindo a sustentabilidade e produtividade da agricultura, pecuária e florestas. A Biotecnologia Microgeo® pode ser aplicada via pulverização, fertirrigação, independentemente das condições climáticas e em conjunto com outros insumos químicos ou biológicos e fertilizantes. Recentemente a empresa aumentou seu portfólio e conta com uma nova linha de inoculantes: Vigorgeo Brad, Vigorgeo Azos e Vigorgeo Fós. Para saber mais, visite Link




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *