Ibaneis e Celina entregam creche na Vila Telebrasília

Primeira creche pública no local tem capacidade para 188 crianças em período integral

Com investimento de R$ 4,8 milhões, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora Celina Leão inauguraram o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Pitangueira com estrutura para acolher alunos de até 5 anos de idade.

A Vila Telebrasília ganha a primeira creche pública da região, seguindo o objetivo de ampliar a oferta de vagas.

A creche Pitangueira tem capacidade para atender 188 crianças em período integral. A partir de um investimento de R$ 4.807.580,15, o Governo do Distrito Federal (GDF) construiu uma estrutura moderna para crianças de até 5 anos e 11 meses, com dois blocos educacionais, playground, jardins e castelo-d’água. 

Durante a inauguração, o governador Ibaneis Rocha reforçou o engajamento do GDF na educação: “Tenho certeza de que, com essa parceria com o governo federal, cumpriremos o nosso compromisso de não deixar nenhuma criança fora de creche até o final deste ano” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

“Esse é um compromisso do nosso governo e também do ministro Camilo Santana [da Educação], aqui representado pela Fernanda [Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], para que a gente possa cada vez mais avançar no sentido de trazer todos os alunos para dentro das escolas públicas do Distrito Federal com qualidade”, declarou o governador. “Contem com a gente. Tenho certeza de que, com essa parceria com o governo federal, cumpriremos o nosso compromisso de não deixar nenhuma criança fora de creche até o final deste ano.”

A chegada do Cepi é uma importante iniciativa para a comunidade local, com espaços específicos para cada faixa etária. Com uma área de 1.317,99 m², o projeto inclui dois blocos distintos, A e B, interligados por uma circulação coberta e com um pátio também coberto.

A vice-governadora Celina Leão também comemorou: “Inaugurar o primeiro Cepi da Vila Telebrasília é honrar o nosso compromisso com a educação de qualidade, trazendo os centros de ensino para cada vez mais perto da população que mais precisa. Nós continuaremos trabalhando para ampliar o acesso às vagas em creche e garantir que todos tenham assegurado o seu direito à educação”. 

O Bloco A inclui hall, secretaria, sala de professores/reuniões, direção, almoxarifado, sanitários acessíveis para adultos, lactário, refeitório, cozinha, lavanderia, rouparia, vestiários masculinos e femininos e copa para funcionários, entre outros ambientes.

Já o Bloco B abriga duas salas de atividades para a Creche II – crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses – e para a Creche III, que contempla crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses. Ele também possui sanitários infantis, salas multiúso e quatro salas de pré-escola para crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses, além de depósitos.

Ambientes são estruturados para garantir aos alunos todas as condições de uma boa aprendizagem

Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Telebrasília, Antonio Alberto dos Santos, esse é mais um pedido da comunidade que foi atendido por este GDF. “Estamos há 39 anos esperando por essa creche”, contou. “Há muito tempo, tínhamos uma que funcionava pelos próprios moradores, mas precisou fechar. Desde então, a gente aguardava por isso, e chegou o grande dia de a gente agradecer por terem trazido uma das melhores creches para a nossa cidade. 

“Nós continuaremos trabalhando para ampliar o acesso às vagas em creche e garantir que todos tenham assegurado o seu direito à educação”, disse Celina Leão, vice-governadora.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *