Greve de servidores foi um dos fatores que tornou indisponível modelo pré-preenchido logo no início do prazo
A Receita Federal começa a receber nesta terça-feira (1º) a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, ano-base 2024.
A recepção da declaração pré-preenchida começa 13 dias após o início do prazo de envio do IR pelo método tradicional, em 17 de março.
🔎Na declaração pré-preenchida, a Receita Federal mostra ao contribuinte informações de rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais – que são carregadas automaticamente, sem a necessidade de digitação.
Para optar pela declaração pré-preenchida, é preciso ter uma conta níveis Prata ou Ouro no gov.br. Para quem não faz a própria declaração, ainda existe a alternativa de usar o site ou app Meu Imposto de Renda. Nele, é possível dar autorização de acesso à declaração pré-preenchida para qualquer CFP ou CNPJ, evitando assim o compartilhamento da senha gov.br.
A demora na abertura do prazo para envio da declaração pré-preenchida foi causada pela greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que buscam reajuste salarial.
Segundo a Receita, o contribuinte que optou pela declaração pré-preenchida nas últimas semanas conseguiu ver no programa da Receita Federal apenas dados como sua identificação, CPF, endereço, e rendimentos recebidos.
A partir desta terça-feira, 1º de abril, a declaração pré-preenchida também passará a informar:
Contas bancárias no exterior.
Contribuições de previdência privada;
Atualização do saldo de conta bancária e poupança;
Atualização do saldo de fundos de investimento;
Imóveis adquiridos no ano calendário;
Doações efetuadas no ano calendário;
Conta bancária/poupança ainda não declarada;
Fundo de investimento ainda não declarado;

