A primeira unidade será no Plano Piloto, mas o objetivo do projeto é atender a todas as regiões administrativas do DF
Nesta quarta-feira (2) é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O governador Ibaneis Rocha aproveitou a data para anunciar a construção do primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo do DF.
A primeira unidade será instalada no Plano Piloto, mas, o objetivo do projeto é atender a todas as regiões administrativas do DF, até o final do projeto. Duas instalações já constam no planejamento, e serão situadas nas regiões Sudoeste e Norte de saúde, pontos considerados estratégicos.
“Mais uma vez, o Distrito Federal sai na vanguarda no atendimento e na conscientização, porque nós precisamos muito acolher essas pessoas”, afirmou o chefe do Executivo. O governador explicou que a expectativa é levar o centro de referência para outras regiões administrativas. “O projeto que está sendo tratado é no sentido de que a gente abra pelo menos um centro desses em cada uma das regiões do Distrito Federal, para que possamos acolher todos da melhor forma possível”, defendeu Ibaneis Rocha.
A vice-governadora Celina Leão (PP) disse que “Estamos no Abril Azul, um momento de empatia e reflexão para a construção de um mundo mais inclusivo para todos”.
O Centro de Referência Especializado em Autismo será composto por equipes multidisciplinares, com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, além de salas multissensoriais e equipamentos de estímulo e interação social. O serviço será feito de forma integrada com a Atenção Primária de Saúde.

