Enorme coluna de fumaça pôde ser vista no porto Shahid Rajaee, no sul do país. Incidente ocorreu na área de contêineres
Pelo menos cinco pessoas morreram e 700 ficaram feridas em uma grande explosão em um dos principais portos do Irã, segundo a mídia estatal. A suposta explosão química ocorreu em Shahid Rajaee, o maior porto comercial do país, perto da cidade de Bandar Abbas, no sul do país, na manhã de sábado. A explosão arrancou janelas e telhados de prédios próximos e destruiu carros. Moradores relataram ter sentido o impacto da explosão a até 50 km de distância. Vídeos online mostram um incêndio se transformando em um enorme inferno antes da explosão, com pessoas fugindo da explosão e outras feridas caídas nas ruas, cercadas por destroços fumegantes.
A explosão ocorre no mesmo dia em que o Irã inicia uma terceira rodada de negociações para um acordo sobre tecnologia nuclear com os Estados Unidos em Omã.
Os esforços para extinguir o incêndio decorrente da explosão continuavam. A alfândega do porto informou que caminhões estavam sendoretirados da área e que o pátio de contêineres onde ocorreu a explosão provavelmente continha “bens perigosos e produtos químicos.”
A causa da explosão não foi totalmente esclarecida.
Neste momento, as forças de emergência iranianas ainda combatem as chamas e tentam controlar o fogo. A agência iraniana relata 6 desaparecidos, além de mortos e feridos.
As informações são da mídia estatal do regime iraniano.

