Vice-presidente comentou ações do governo frente à taxação aplicada por Donald Trump a produtos brasileiros
O vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) deu entrevista ao programa Mais Você, da TV Globo, na manhã desta quinta-feira (31) para esclarecer as ações do governo brasileiro frente às tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Alckmin tomou café da manhã com Ana Maria Braga e explicou aos espectadores o tarifaço usando termos simples. “Esse tarifaço é um perde-perde, os americanos vão pagar mais caro no café, na carne, na fruta, no peixe, calçado, e nos atrapalha em mercado, emprego e crescimento”, afirmou.
Alckmin afirmou que o governo vai trabalhar para excluir as tarifas sobre o café e outras frutas e frisou que “a negociação começa hoje”.
Ana Maria Braga se queixou do preço do café no Brasil: “Tá caro” disse a apresentadora.
O vice-presidente também destacou que o governo discute agora um plano de contingência para socorrer empresas de setores atingidos e garantir a manutenção dos empregos.
“Vamos nos debruçar nesses 35% e vamos preservar o emprego. As empresas não vão ficar desamparadas. Vamos trabalhar para preservar os empregos, a produção, avançar em mercados”, disse Alckmin.
Alckmin lidera as negociações em torno das tarifas aplicadas por Trump. Nessa quarta-feira (30), o republicano assinou a ordem executiva que oficializou a tarifa de 50% contra produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos. Apesar disso, cerca de 700 itens foram excluídos da medida, que entra em vigor em 6 de agosto.

