O Cepi ferece educação de qualidade para crianças
Taguatinga ganhou mais um Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi). Batizado de Asa Branca, o espaço foi inaugurado nesta quarta-feira (6) pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com capacidade para atender 188 crianças. Foram investidos mais de R$ 6 milhões na obra, recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de contrapartida do GDF. Os serviços foram executados por empresa contratada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para fortalecer a oferta da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).
Durante a inauguração simbólica, o governador Ibaneis Rocha afirmou que a entrega de mais um Cepi representa o esforço do GDF em reduzir a fila de creches. “Para a gente, é um momento de muita alegria. Nós assumimos um desafio muito forte em janeiro de 2019, quando tínhamos cerca de 26 mil crianças fora das creches. Hoje, nós temos menos de 2,5 mil e até dezembro esperamos estar com a fila zerada no DF”. Além do Cepi entregue nesta quarta, o GDF tem mais nove prontos para inaugurar, sete em licitação e 33 em fase de projeto, segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
O chefe do Executivo local lembrou ainda outras ações do governo que têm garantido a presença das crianças na educação infantil, como o aumento do repasse do Cartão Creche para as entidades privadas. “Nós fizemos o reajuste da tabela, o que está aumentando a quantidade de creches privadas que estão buscando dar esse atendimento”, acrescentou.
O governador Ibaneis Rocha aproveitou a solenidade para anunciar um projeto em desenvolvimento. Trata-se de uma bolsa para alunos da rede pública aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em universidades de outros estados: “Vamos criar uma bolsa para cada aluno, para que possamos ajudar no custeio das famílias. Porque a grande maioria está passando graças às melhorias do ensino e tem a oportunidade de estudar numa boa universidade. Temos que pensar na educação integral, desde a pequena idade até a universidade.”

A vice-governadora Celina Leão reforçou que “a inauguração do Cepi Asa Branca faz parte do esforço deste GDF para fortalecer a educação infantil no Distrito Federal, ampliando o acesso ao ensino de qualidade e o desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida. Além disso, é uma tranquilidade, especialmente, para as mães que podem trabalhar sabendo que seus filhos estão bem-cuidados e assistidos”.

Localizada no Setor J Norte, a creche segue o padrão Tipo 1 em lote de 7.200 m², com área edificada de 1.311,97 m². São dois blocos principais (A e B), interligados por circulação coberta, além de pátio coberto, playground, jardins, castelo d’água e estacionamento.
“O que nos dá mais prazer é a engenharia social, que são as creches, escolas e hospitais – tudo que está relacionado diretamente com as pessoas. Essa obra social é muito forte e prioritária dentro do projeto do governador. Hoje, por exemplo, estamos inaugurando um Cepi bacana para 188 alunos. É uma obra com um lote maravilhoso, que foi feita em dois anos, com muito cuidado e zelo; e isso acrescenta muito dentro dessa prioridade social do governo”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.
O bloco A conta com hall, secretaria, sala de professores, direção, almoxarifado, sanitários, lactário com áreas de higienização, preparo de alimentos e entrega, salas de atividades para crianças de até 11 meses, fraldários, salas de amamentação, dois solários, salas de telefonia e elétrica, copa para funcionários, lavanderia com área de triagem, tanques e máquinas, rouparia, depósito de material de limpeza, vestiários, refeitório, cozinha, despensa, varanda e pátio de serviço.
Já o bloco B é composto por duas salas de atividades para crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses, duas salas para crianças de 2 a 3 anos e 11 meses, quatro solários, sala multiúso, quatro salas da pré-escola para crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses, sanitários infantis e sanitários para professores.
O pátio coberto serve como espaço de integração entre as diferentes faixas etárias. O playground, localizado na área externa, é destinado a brinquedos infantis. O estacionamento da unidade tem 12 vagas para bicicletas, dez para motos e 18 para carros, sendo uma vaga para pessoa com deficiência (PcD), três vagas para pessoas idosas e uma para embarque e desembarque.
O Cepi Asa Branca é administrado pela organização sem fins lucrativos Lar da Criança Padre Cícero. “O lar está há mais de 40 anos em Taguatinga e essa é a nossa quarta unidade. Fazemos esse trabalho para as mães irem trabalhar e estudar, tendo apoio nos cuidados e no desenvolvimento das crianças, que é o mais importante de tudo, com muito amor”, afirma a presidente da entidade, Maria Meire Costa.

