Acordo selou eleição simbólica na sessão da CPMI
A oposição no Congresso Nacional elegeu na manhã desta terça-feira (26) um membro da base governista para ocupar a vice-presidência da CPMI do INSS.
O acordo consolidou a eleição, em votação simbólica, de Duarte Jr. (PSB-MA) para o cargo.
Duarte Jr. pediu aos pares que deixem a “ideologia de lado” logo após ser eleito.
“Temos um lado: o lado dos aposentados. Vamos nos dedicar ao máximo para garantir que esses aposentados tenham os valores, que foram roubados, devolvidos”, declarou.
A decisão de apoiar a candidatura do maranhense, tomada minutos antes da reunião desta terça, foi possível após um recuo do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) em se lançar para a função.
Antes do acordo, Pimenta chegou a ser cogitado para a vice-presidência, mas o nome de Duarte prevaleceu por ser considerado menos alinhado a Lula e ter sido indicado ao colegiado por uma vaga do União Brasil.
Na semana passada, uma articulação que varou a madrugada do último dia 20, Carlos Viana derrotou o indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para a presidência da CPI do INSS.
Viana rejeitou a indicação feita pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e escolheu o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para relatar os trabalhos do colegiado.

