Ibaneis assina ordem de serviço para levar metrô ao Gama e Santa Maria

Anúncio foi feito pelo governador em visita à obra de expansão da Linha 1 no Ramal Samambaia da Companhia do Metropolitano do DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), acompanhado da vice-governadora Celina Leão (PP) assinou, na manhã desta sexta-feira (19), a ordem de serviço para o início do estudo de viabilidade técnico e ambiental para a construção da Linha 2 do Metrô-DF.

“Assinamos a ordem de serviço para que sejam feitos os estudos para a expansão do Metrô na região de Santa Maria e Gama e toda essa região que tem uma carência muito grande de transporte. Com isso também vamos ajudar o Entorno do DF com um ponto de transbordo”, anunciou.
O anúncio foi feito pelo governador em visita à obra de expansão da Linha 1 no Ramal Samambaia da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), nesta manhã. “A gente sabe que isso demora e não é uma coisa para um governo só. Mas o que eu digo é que a gente tem que projetar e depois ir atrás de recursos para fazer obras estruturantes para a cidade como são essas”, disse.

Celina Leão disse que as obras são fruto de um governo que está em pleno funcionamento para beneficiar as pessoas que mais precisam. “É um governo que não para. É um governo que realmente se identifica com as pessoas que mais precisam “, avaliou a vice-governadora.

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral Ribeiro explicou mais sobre o estudo. “A projeção do que estamos chamando de Linha 2 é para que saia da Esplanada dos Ministérios, passa pelo Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro, até a Estação ParkShopping e, dali, vamos até Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria. Esse é o traçado que vamos estudar a viabilidade de se fazer. O próximo passo será a modelagem econômica de como vamos conseguir empreender esse investimento de 50 quilômetros de metrô”, destacou.

O presidente do Metrô-DF também comentou sobre a compra de 15 novos trens. “Já fizemos a audiência pública e o próximo passo é fazer a modelagem do edital para que até o final deste ano estejamos preparados para fazer a licitação. Junto deste processo de modernização e expansão, além da obra de Samambaia, também trabalhamos para poder fazer a expansão de Ceilândia”, complementou.

O chefe do Palácio do Buriti anunciou ainda que as Estações da 106, 108 e 110 Sul, além da Estação ParkShopping, receberão também unidades médicas. “A Secretaria de Saúde vai colocar serviços de fisioterapia, odontologia e atendimento à comunidade em todas as estações do metrô. Facilitando principalmente pra aquelas pessoas que tem algum tipo de deficiência porque o transporte metroviário ele é a melhor maneira de alcançar”.

Expansão Linha 1

Nesta sexta, Ibaneis e Celina visitaram a construção do Emissário Samambaia, as duas novas estações 35 e 36 e a estação de energia SR63. As obras são executadas pelo Consórcio CG–JFJ, vencedor da licitação para a expansão de Samambaia.

Serão 3,6 quilômetros a mais de via, a partir da estação Terminal Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte à Samambaia Sul. Ao longo do trajeto, as duas novas estações, cada uma com 7 mil metros quadrados de área serão construídas nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e do Centro Olímpico, sendo que esta última passará a ser a estação final do trecho de Samambaia.

Também serão construídos três viadutos com passagem de pedestre integrada e quatro passarelas aéreas, localizadas nos principais pontos de circulação já utilizados pela população. A estimativa é beneficiar entre 12 mil e 15 mil pessoas que utilizarão o transporte diariamente, gerando impacto positivo no desenvolvimento de todo o bairro e na mobilidade da população do DF.

O destaque é a construção do Emissário Samambaia, as duas novas estações 35 e 36 e a estação de energia SR63. As obras são executadas pelo Consórcio CG–JFJ, vencedor da licitação para a expansão de Samambaia.
Serão 3,6 quilômetros a mais de via, a partir da estação Terminal Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte à Samambaia Sul.

O Metrô-DF tem 42,38 km e liga a região administrativa de Brasília às de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga. Transporta entre 160 mil e 180 mil usuários por dia útil.
O anúncio foi feito pelo governador em visita à obra de expansão da Linha 1 no Ramal Samambaia da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), nesta manhã.

A expansão da linha 1 do Metrô do Distrito Federal em Samambaia integra o Projeto de Expansão do Sistema Metroviário de Brasília e decorre da previsão legal para Expansão da Rede Ferroviária de Brasília, disposta na Lei n° 4.566, de 4/5/2011.

O consórcio CG–JFJ, formado pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, foi o vencedor da licitação para as obras de expansão da linha 1 no trecho Samambaia. A previsão inicial de custo da obra é de R$ 348.976.013,45 em valores atualizados (que chega a mais de R$ 400 milhões com os demais custos associados) e a estimativa de prazo de execução é de 2,5 anos a 4 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *