O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reabriu oficialmente nesta quinta-feira (16) a investigação sobre a suposta interferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Polícia Federal.
A decisão foi tomada em após um novo pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), atualmente sob comando de Paulo Gonet, que apontou a necessidade de aprofundar as apurações sobre possíveis interferências indevidas durante o governo Bolsonaro.
A investigação foi reaberta porque a PGR avaliou que ainda há questões a esclarecer, especialmente diante de diálogos e depoimentos do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, que deixou o governo alegando interferência política na Polícia Federal.
O núcleo da suspeita envolve supostas ordens do então presidente para troca de delegados e acesso privilegiado a informações sensíveis, beneficiando aliados e familiares.
A decisão de Moraes determina que a Polícia Federal realize diligências complementares sobre o caso e envie os resultados à PGR, que terá um prazo de 15 dias para nova manifestação. A reabertura ainda busca apurar conexões deste inquérito com investigações de uso paralelo da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), produção e disseminação de fake news, e eventual utilização da máquina do Estado para obtenção de dados clandestinos e ataques a instituições públicas.
O inquérito inicialmente foi aberto após a saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça em 2020, quando ele denunciou publicamente interferência política na corporação. Embora o caso tenha sido arquivado em 2022 após a conclusão da PF de que não houve ingerência, a nova análise da PGR pediu à retomada das investigações, especialmente diante de elementos considerados relevantes para reavaliação dos fatos.
A PGR argumenta que a reabertura do inquérito é necessária para “verificar com maior amplitude se efetivamente houve interferências ou tentativas de interferências nas investigações apontadas nos diálogos e no depoimento do ex-ministro Sergio Moro, mediante o uso da estrutura do Estado e a obtenção clandestina de dados sensíveis”.
O procurador-geral Paulo Gonet destaca que é preciso esclarecer a possível conexão entre os fatos relatados por Moro e outras investigações, como aquelas relacionadas à atuação de uma organização criminosa supostamente responsável por ataques a autoridades, ao sistema eleitoral e a instituições públicas, envolvendo uso de informações da Abin e do GSI e propagação de fake news.
Além disso, a PGR aponta que, apesar do relatório conclusivo da Polícia Federal e do pedido anterior de arquivamento, há necessidade de diligências complementares para permitir uma análise mais abrangente dos fatos, considerando também petições sobre suposta estrutura paralela na Abin e no GSI, ainda em tramitação no STF.


keyword.
Сохраняйте рабочие адреса KRAKEN и проверяйте их перед входом.
экстренный вывод из запоя краснодар
narkolog-krasnodar017.ru
вывод из запоя краснодар
Backlinks for your site
Functional across all subjects of the site.
I provide backlinks to your platform.
These backlinks engage search crawlers to the resource, which significantly impacts for ranking, so it matters to promote a site free of errors that will interfere with ranking.
Posting is harmless for your domain!
I avoid filling in feedback boxes, (contact forms negatively impact the site due to complaints from operators).
Publication takes place in approved sources.
Inbound links are posted to their latest regularly updated database. A large number of platforms in the database.
**neurosharp**
neurosharp is a high-quality cognitive support formula made to elevate memory, attention, and overall mental performance.