Argentina classifica Comando Vermelho e PCC como terroristas

O Governo argentino incluiu o PCC e o Comando Vermelho no Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo (Repet), que é a lista oficial de grupos e indivíduos considerados ameaças à segurança nacional do país.


Segundo a ministra Bullrich, a decisão foi motivada pelo histórico de tráfico de drogas, armas, lavagem de dinheiro e ações violentas associadas a essas facções.
Atualmente, há 39 brasileiros presos em território argentino ligados a esses grupos, sendo cinco do Comando Vermelho e entre sete e oito do PCC.


A ministra garantiu que esses detentos estão isolados para impedir que tenham qualquer tipo de poder nas prisões argentinas, e que há um controle muito rigoroso sobre eles, identificados por suas tatuagens e rituais de iniciação característicos das facções.

Medidas de Segurança e Controle na Fronteira

  • Com a declaração das facções como organizações narcoterroristas, a Argentina reforçou a fiscalização nas fronteiras com o Brasil.
  • O governo autorizou o uso das Forças Armadas para evitar a entrada de criminosos no país.
  • Brasileiros que tentarem entrar na Argentina serão submetidos a um exame minucioso nas fronteiras, mesmo que não tenham antecedentes criminais, embora não haja restrições à entrada de turistas.
  • Apesar da escalada da violência no Rio de Janeiro, as autoridades argentinas afirmam que o PCC e o Comando Vermelho não possuem estrutura organizada e não representam uma ameaça imediata dentro da Argentina.

A decisão argentina acontece em um momento de forte pressão contra o crime organizado no Brasil, especialmente após a megaoperação policial contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro que resultou em mais de 120 mortos, 113 presos e 13 menores apreendidos, alémde uma cdntdna de fuzis e toneladas de drogas.

A ministra Bullrich criticou ainda o que chamou de “modelo de convivência com o narcotráfico” em presídios brasileiros e destacou que a abordagem argentina busca ampliar o controle estatal absoluto sobre esses grupos nas penitenciárias.

A inclusão do PCC e do CV no registro de terroristas da Argentina também pode abrir caminho para medidas internacionais mais duras contra essas facções, incluindo sanções e maior cooperação entre os países da América do Sul no combate ao narcotráfico e à violência associada a esses grupos.

A Argentina, sob o governo de Javier Milei, deu um passo significativo ao qualificar o PCC e o Comando Vermelho como organizações narcoterroristas, reforçando a vigilância nas fronteiras e endurecendo o combate a essas facções, o que pode pressionar ainda mais o Brasil a enfrentar os desafios relacionados a essas organizações criminosas, incluindo a movimentação de Donald Trump contra os terroristas e traficantes.


4 comentários

  1. Khám phá thế giới giải trí trực tuyến đỉnh cao tại MM88, nơi mang đến những trải nghiệm cá cược thể thao và casino sống động.

  2. Đến với J88, bạn sẽ được trải nghiệm dịch vụ cá cược chuyên nghiệp cùng hàng ngàn sự kiện khuyến mãi độc quyền.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *