Celina Leão oferece apoio ao Rio e lembra que polícia do DF é a melhor avaliada; estados se ajudarão em consórcio de segurança nacional

Vice-governadora afirmou que forças de segurança do Distrito Federal estão prontas para ajudar cariocas contra o crime

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), colocou, nesta quinta-feira (30), a capacitação dos efetivos do Distrito Federal à disposição do Governo do Rio de Janeiro para ajudar em ações de combate ao crime organizado naquele estado.

Celina Leão destacou que o DF tem “a melhor polícia do Brasil”.

Detentor das melhores avaliações de efetividade das forças de segurança, o Distrito Federal é melhor qualificado e avaliado principalmente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Ranking de Competitividade dos Estados, que são as referências principais para comparar qualidade e desempenho das suas polícias.

Celina Leão durante reunião de apoio ao governo do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30)

“Mas você pode ter certeza, no meu nome e no nome do governador Ibaneis Rocha, que trouxe o seu abraço: você falou que precisaria de mais homens, de mais efetivos — aquilo que você precisar. Nós temos a melhor polícia do Brasil, especializada, à sua disposição para te ajudar a continuar sua ação, a desarmar essas comunidades até o final, porque eu acho que isso é só o começo”, disse Celina.

O discurso foi durante coletiva de imprensa no Rio, após reunião entre Cláudio Castro (PL) e governadores de estados administrados por partidos de direita, que discutiram a criação do “consórcio da paz”.

Os governadores aliados parabenizaram Castro pela megaoperação. Estavam presentes os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou de forma remota.

Celina lembrou sua própria experiência ao coordenar o Governo do DF por 66 dias durante a intervenção federal em Brasília após os atos antidemocráticos de 8 janeiro de 2023. Segundo ela, esse trabalho foi um exemplo de como a ordem pode ser restabelecida com diálogo entre os Poderes e pode servir de modelo “para devolver o Brasil aos brasileiros”.

Celina também elogiou a operação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, classificando-a como “calculada e comandada”, e destacou o fato de que não houve vítimas entre os moradores das comunidades.

Castro anuncia criação de consórcio nacional de segurança pública

“Dentre o que conversamos aqui, uma proposta clara: a criação, no âmbito dos estados, segundo o governador Jorginho Mello, do consórcio da paz. Um consórcio entre estados, no modelo de outros consórcios que existem, para que possamos dividir experiência, soluções e ações de combate ao crime organizado”, falou Castro.

Já Mello afirmou que há a possibilidade de envio de agentes. “Na proposta, vamos integrar os estados com todos os meios: contingente, inteligência, o que tiver que ser feito”, disse. Caiado também citou a possibilidade, dizendo que os policiais de Goiás “são bons alunos e aprendem rapidamente”, mesmo o Rio tendo “um tipo de estrutura habitacional que é totalmente diferente” da de Goiás.

Durante sua fala, a vice-governadora também defendeu reformas nas leis que tratam da execução penal e da segurança pública. Ela argumentou que é preciso dar mais autonomia e valorização aos policiais e alertou que o crime organizado mudou de natureza.

“A população do país não aguenta mais ser refém do crime organizado, que mudou a tática, que não é o crime de antigamente. Você está brigando com cartel de combustível, com financiamento, com dinheiro, com bilhões. Eles estão em todos os lugares”, avaliou Celina.

A fala de Celina Leão encerrou a coletiva de imprensa que oficializou a criação do consórcio da paz, uma articulação interestadual para integrar ações e estratégias de segurança pública nos estados.

Além do DF e do RJ, o grupo contará inicialmente com Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, mas poderá ser ampliado a outros estados nas próximas semanas.


2 comentários

  1. Hi! I just wanted to ask if you ever have any problems
    with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I
    ended up losing many months of hard work due to no backup.

    Do you have any methods to prevent hackers?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *