Autoridades afirmam que mais da metade do município de Rio Bonito foi afetada, com destelhamentos e colapso de algumas construções. Governador diz que Defesa Civil está em alerta
Ventos que se formaram por volta das 15h30 se transformaram em um tornado de grande intensidade que atingiu em cheio o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na tarde desta sexta-feira (7).
O fenômenoda natureza deixou cerca de 80% da cidade destruída. O tornado, classificado inicialmente como tornado F2 pelo Simepar, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h, pode ser reavaliado para F3 conforme análise em andamento, segundo o órgão meteorológico.

De acordo com o chefe do Núcleo Regional da Defesa Civil Estadual, 5 pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas e foram levadas para hospitais, principalmente em Laranjeiras do Sul.

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão mobilizadas para realizar buscas, resgates e prestar atendimento às vítimas. Um hospital de campanha foi montado para lidar com a alta demanda.
O prefeito Sezar Bovino afirmou: “O cenário é de muita destruição. Estamos trabalhando para atender as famílias e organizar o socorro com apoio de todo o Estado.” O governador Ratinho Junior também declarou que a Defesa Civil e as forças de segurança estão em alerta permanente, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas tempestades.
” Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à população das regiões afetadas”, publicou o governador nas redes sociais.
Moradores relataram que o tornado trouxe chuva intensa e granizo, causando destruição de casas, queda de árvores, postes e colapso estrutural em diversas construções. A situação permanece grave e as equipes seguem em busca de eventuais vítimas sob os escombros.
O tornado resultou de uma supercélula, um tipo de tempestade severa, que avançou pelo oeste e sudoeste do Paraná durante a tarde. Além de Rio Bonito do Iguaçu, outras cidades próximas também sofreram com ventos fortes e chuva intensa.

Segundo o governo do Paraná, fortes rajadas de vento e chuvas fortes foram registradas em algumas cidades do estado, causando estragos. Até as 19h, cerca de 60 mil imóveis estavam sem energia, segundo a Copel. As áreas mais afetadas foram as regiões Oeste e Sudoeste.
Rajadas de vento mais fortes:
- Dois Vizinhos: 82,4 km/h às 19h
- Cornélio Procópio: 76 km/h às 20h30
- Campo Mourão: 74,2 km/h às 21h30
- Candói: 73,1 km/h às 17h
- Planalto: 70,9 km/h às 15h
- Distrito de Horizonte (Palmas): 70,6 km/h às 18h45
- Cianorte: 69,8 km/h às 22h30
- Clevelândia: 68,8 km/h às 16h
- Cascavel: 66,2 km/h às 20h30
- Japira: 64,1 km/h às 22h
- Laranjeiras do Sul: 61,6 km/h às 19h45
- Londrina: 60,1 km/h às 20h15
Volume de chuva acima de 40 mm:
- Candói
- Guarapuava
- Pinhão
- Campo Mourão
- São Jorge D’Oeste
- Capanema
- Dois Vizinhos
- Boa Esperança do Iguaçu
- Coronel Domingos Soares
As autoridades seguem monitorando o fenômeno, com análises técnicas em curso para confirmar a classificação exata do tornado e avaliar os danos para as devidas medidas emergenciais.
Imagens registradas por moradores mostram casas destelhadas, estruturas colapsadas e postes de energia derrubados pela força do vento.




