Moraes divulga nova nota e diz que não conversou com presidente do BC sobre aquisição do Banco Master pelo BRB

Ministro do STF, além de negar conversas sobre o caso, afirmou que o escritório de sua esposa ‘jamais atuou na operação’ junto ao Banco Central

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou na noite desta terça-feira (23) uma nova nota em que afirma não ter conversado com o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, a respeito da compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB).

O comunicado foi divulgado após notícias de que Moraes teria procurado por Galípolo em pelo menos quatro ocasiões — por telefone e pessoalmente — para tratar da aquisição. Mais cedo, o magistrado já havia divulgado uma nota afirmando que se reuniu com o chefe do BC para discutir as implicações da Lei Magnitsky — mas sem mencionar o caso do Banco Master.

O ministro do STF detalhou que houve duas reuniões “para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnistiky” contra ele. A primeira reunião, em 14 de agosto, foi um desdobramento da primeira aplicação da lei em 30 de julho. O segundo encontro, em 30 de setembro, veio após a sanção aplicada pelos Estados Unidos contra a esposa dele, a advogada Viviane Barci de Moraes, no dia 22 de setembro.

“Em nenhuma das reuniões foi tratado qualquer assunto ou realizada qualquer pressão referente a aquisição do Banco Master pelo BRB”, diz Moraes. “Esclarece, ainda, que jamais esteve no Banco Central e que inexistiu qualquer ligação telefônica entre ambos, para esse ou qualquer outro assunto”, afirma o ministro na nota.

Por fim, Moraes pontuou que o escritório de advocacia de sua esposa, contratado para prestar serviços ao banco, “jamais atuou na operação de aquisição BRB-Master perante o Banco Central”.

A matéria de Malú Gaspar foi publicada em seu blog no O Globo em 22 de dezembro de 2025, detalhando contatos do ministro Alexandre de Moraes com Gabriel Galípolo sobre o Banco Master. A reportagem cita seis fontes ligadas ao Banco Central (BC) que confirmaram pelo menos três ligações e um encontro presencial em julho.

O escritório da esposa de Moraes, Viviane Barci de Moraes, tinha contrato de R$ 3,6 milhões mensais (total R$ 130 milhões) com o banco para atuar junto ao BC e Cade, mas não há registros de ações nessas instituições.


2 comentários

  1. **biodentex**

    biodentex is a dentist-endorsed oral wellness blend crafted to help fortify gums, defend enamel, and keep your breath consistently fresh.

  2. Với định hướng phát triển bền vững, QQ88 xây dựng nền tảng cá cược trực tuyến an toàn, công bằng, kết hợp kho game chất lượng cao và nhiều chương trình ưu đãi hấp dẫn cho cả người mới lẫn hội viên lâu năm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *