Irã acusa EUA e Israel de violarem novo acordo de cessar-fogo e anuncia fechamento do estreito de Ormuz

Governo do Irã afirma que EUA fizeram uma “violação flagrante de sua promessa” para encerrar guerra; americanos negam que Irã tenha fechado estreito

Dias após um novo acordo entre Estados Unidos e Irã destinado a encerrar a guerra, as Forças Armadas iranianas afirmam que vão novamente fechar o estreito de Ormuz, atribuindo a decisão à “violação flagrante da promessa feita pelos Estados Unidos”.

A declaração ocorre após relatos de que ao menos 20 pessoas morreram em ataques israelenses no sul do Líbano menos de 24 horas depois do anúncio de um novo cessar-fogo entre Israel e Hezbollah, grupo político e militar muçulmano do Líbano.

Menos de 24 horas após anúncio de um novo cessar-fogo entre Israel e Hezbollah, pelo menos 20 pessoas foram mortas em ataques israelenses no sul do Líbano, segundo relatos

Apesar do anúncio, o vice-presidente americano JD Vance afirmou, em coletiva de imprensa na manhã deste sábado (20/6), que não há “nenhuma evidência de que os iranianos estejam fechando o estreito.”

O estreito de Ormuz é uma passagem marítima entre o Irã, os Emirados Árabes Unidos e Omã, por onde são transportados cerca de 20% do petróleo e do gás natural liquefeito comercializados no mundo. Depois que os Estados Unidos e Israel lançaram ataques contra o Irã em fevereiro, o país interrompeu o trânsito no local, gerando uma disparada nos preços globais do petróleo.

“Não temos nenhuma evidência de que os iranianos estejam fechando o estreito de Ormuz”, afirmou o vice-presidente americano JD Vance neste sábado (20).