Campeã em recursos recebidos da Codevasf de Lula tem menos de 15 mil habitantes

Itatim recebeu R$2,5 milhões em equipamentos

O jornal Folha de São Paulo apresentou uma matéria onde analisou as doações feitas pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).

Segundo o jornal, a estatal que foi mantida pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva nas mãos de parlamentares do Centrão, mesmo bloco que ficou com o poder na Codevasf, durante o governo de Jair Bolsonaro em troca de apoio político, já apresentou nos primeiros três meses do governo Lula dados suspeitos.

A reportagem mostra que o arranjo, mantido pela gestão petista, apresenta mudança de perfil dos beneficiários, com maior proporção de entidades privadas e menor de prefeituras, aumentando o risco de irregularidades, como o roubo do dinheiro público.

Nesse período sob a tutelade Lula, a Codevasf privilegiou a Bahia, reduto petista na destinação de equipamentos.

O jornal cita, entre outros exemplos, a doação de uma retroescavadeira que teve como destino a cidade de Itatim (213 km de Salvador). Com máquinas de valor estimado em R$ 2,5 milhões, o município de apenas 15 mil habitantes foi o maior beneficiado com equipamentos no governo Lula.

As máquinas doadas para a prefeitura são fruto de emendas do deputado federal Elmar Nascimento (União), parlamentar com maior influência na Codevasf. Em 2022, ele foi o deputado mais votado de Itatim, com 4.071 votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *