Lula quer criar nova data para independência do Brasil diferente de 7 de setembro

Presidente quer o dia da independência do Brasil tenha como data, o dia 2 de julho

Depois de uma semana causando furor no Mercado Financeiro com sua declarações antidemocráticas contra a independência do Banco Central do Brasil, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que quer uma nova data para comemorar a independência do Brasil.

 Lula da Silva sugeriu nesta quinta-feira (4) transformar o dia 2 de Julho em uma outra data oficial da Independência do Brasil.

Lula quer apagar o brilho do 7 de Setembro, muito utilizado por patriotas, militares e adversários de Lula como Bolsonaro, como dia de comemoração da declaração de liberdade da então colonia, do domínio dos portugueses.

Porque a Bahia comemora o dia 2 de julho como data de independência?

O 2 de Julho é feriado estadual na Bahia. Lula esteve nas comemoração em Salvador na terça-feira (2), data que marca a expulsão dos últimos portugueses que resistiam a aceitar a independência do país que havia sido oficilializada no dia 7 de setembro, ou seja, 9 meses antes.

Mas a Bahia demorou 9 meses para comemorar a independência e declarou feriado para comemorar o dia 2 também. A Bahia não abriu mão de comemorar o dia certo, dia 7 de setembro e também descansa do trabalho neste dia.

Lula achou bacana a ideia e deu a declaração durante seu discurso em evento de lançamento da pedra fundamental de um laboratório científico público em Campinas — projeto que deve custar cerca de R$ 1 bilhão, mas deve fechar nos dias 7 de etembro e no dia 2 de julho, sempre poi na Bahia é feriado.

O dia 2 de julho é feriado na Bahia em comemoração à Independência da Bahia, também conhecida como Dois de Julho.

Essa data marca a expulsão das tropas portuguesas de Salvador em 1823, quase um ano após a Independência do Brasil.

A Bahia demorou 9 meses para conseguir expulsar, depois que o príncipe Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, as tropas portuguesas.

Os militares se aproveitaram e ficaram sugando os impostos bahianos controlando Salvador, a capital da Bahia por nove meses, depois de o Brasil ser independente.

Os baianos Cipriano Barata e João Francisco de Lima, resistiram à dominação portuguesa e finalmente expulsaram os portugueses da cidade em 2 de julho de 1823.

Um ano depois, virou festa.

O feriado do Dois de Julho foi decretado em 1824 pelo então governador da Bahia, general Luís José de Matos Dourado. Desde então, a data é celebrada com desfiles cívicos, shows, apresentações culturais e outras festividades com muito axé.


Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *