Sindbombeiros é investigado por desvio de dinheiro de sindicalizados

Investigação iniciada em maio apura envolvimento da diretoria e do contador em fraudes

A Delegacia de Repressão à Corrupção vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DRCOR/DECOR), cumpriu oito mandados de busca e apreensão em regiões do DF e do Entorno.

A operação, denominada Fiducia Fracta, foi iniciada em maio deste ano e apura suposto desvio de dinheiro dos cofres do Sindicato dos Bombeiros Civis do DF (Sindbombeiros). Segundo a PCDF, a participação da diretoria e de seu contador está sendo investigada.

A corporação informou que as investigações apontam fortes evidências de que os envolvidos, por meio de fraude, teriam utilizado o dinheiro dos associados em benefício próprio. Para isso, foram geradas notas fiscais de serviços e bens fictícios, de modo que os pagamentos dos bens/serviços não efetivamente realizados fossem revertidos em favor dos investigados.

A apuração indica que as notas fiscais teriam sido emitidas por “empresas de fachada” manipuladas pelo contador do sindicato, “o qual ao maquiar o balanço contábil, dava aparência de legalidade às contas do sindicato, esvaziadas por meio da fraude.”

Os mandados foram cumpridos por 45 policiais da PCDF, no Plano Piloto, em Ceilândia, Sobradinho e Planaltina, todos no Distrito Federal, bem como em Santo Antônio do Descoberto (GO) e Valparaíso de Goiás (GO), na região do Entorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *