Ministros anteciparam para blog, que “diante da inevitável condenação, objetivo de ida de Eduardo Bolsonaro para os EUA, além de reforçar narrativa de perseguição, também prepara ‘exílio’ para o pai”
Cada vez mais o jogo político do judiciário fica escancarado, inclusive com divulgação de informações. Apesar de a lei considerar inválida, condenação antes de julgamento, ministros se posicionam.
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará, a partir de terça-feira (25), se aceita a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito pessoas por tentativa de golpe de Estado em 2022. Entre eles, está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o blog de Andreia Sadi, para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos pelo blog dela na Globo, a ida de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para os Estados Unidos pode trazer algo a mais nas entrelinhas do que a “declarada narrativa” de perseguição política: a preparação para uma fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Veja que a funcionária do sistema Globo diz “declarada perseguição” e não perseguição como de fato é e é denunciado por jornalistas do mundo inteiro. Eduardo Bolsonaro teria sido perseguido por ter falado. Ele teria o passaporte preso por Alexandre de Moraes, mas deu um nó no STF é na PGR e resolveu ficar nos EUA, forçando a PGR e o STF a arquivarem o pedido do PT de apreensãode passaporte.
Só acredita que a PGR e o STF arquivariam o pedido esdrúxulo do PT, quem não vê a mãopesada das condeções de um lado e os benefícios para o outro lado político.
Eles estavam querendo prender o parlamentar, assim como estão fazendo com os oposicionistas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve anuladas suas condenações por corrupção e saiu da cadeia com passagem livre para presidente, por obra do STF (fala de Gilmar Mendes) que se gabou, dizendo que venceu o Bolsonarismo (fala de Roberto Barroso).
Os ministros, segundo Andréia Sadi, não descartam essa hipótese de fuga, diante da “inevitável condenação pela tentativa de golpe de Estado”.
“É um cálculo político: possuem palco fora, nos EUA, e podem preparar a fuga do pai, que vão chamar de exílio”, avaliou um ministro da corte ouvido pelo blog de Andréia.
Em entrevista à revista Oeste na última quarta-feira (19), Bolsonaro afirma que não irá sair do país. “A imprensa especulando agora que vou fugir para a Embaixada dos Estados Unidos, não vou fugir, não vou sair do Brasil”, afirma o ex-presidente.

