Até bilionários amigos de Lula lesaram aposentados no INSS, diz nova denúncia que suspendeu repasses aos donos da Friboi e PicPay

Bilionários cobravam até 10% só para transferir valor de empréstimo consignado, descontado dos aposentados em folha de pagamento garantida

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, suspendeu nesta quarta-feira (7) o programa “Meu INSS Vale+”, que permitia aos segurados do instituto a antecipação de até R$ 450 do benefício do mês seguinte para um cartão específico que funcionava na função de crédito.

A decisão se baseia em denúncia de que o PicPay, banco digital do grupo J&F, estava cobrando taxas para transferir o valor antecipado direto para conta corrente, contrariando as regras estabelecidas pelo INSS.

Um material que circula pelo Congresso Nacional mostra, por meio de capturas de tela do aplicativo do PicPay feitas por um usuário real, que o banco oferecia duas possibilidades para clientes que aderiam ao “Meu INSS Vale+”: antecipar uma parcela de seu benefício para o cartão físico ou receber o valor em conta corrente.

Daqueles que escolhiam a última opção, o PicPay cobrava uma taxa de 4,99 reais para antecipar 50 reais, de 11,99 reais para antecipar 200 reais e de 20,99 reais para antecipar o valor máximo de 450 reais.

No despacho, o presidente do INSS afirma haver “farta documentação, em especial denúncias de segurados, de que as regras do programa não foram obedecidas pela empresa PICPAY BANK – Banco Múltiplo S.A. de propriedade dos irmãos Batista da J&F, dona da Friboi.

A PicPay soltou nota com duas inverdades

A nota diz que “A suspensão temporária do nosso produto foi motivada por denúncia fantasiosa, fruto do incômodo com uma oferta que combate o superendividamento, promove maior concorrência no setor, e é uma opção melhor do que empréstimos e operações de crédito, cheque especial ou rotativo do cartão de crédito”. A denúncia não é fantasiosa e pode ser confirmada nos extratos de quem pediu o empréstimo.

A instituição ressaltou que a solução não se enquadra como operação de crédito, e sim como adiantamento de um valor ao qual o beneficiário do INSS já tem direito. O que é falso.

A segunda mentira, o PicPay diz que não é empréstimo, mas adiantamento do dinheiro de aposentados. Acontece que ninguém adianta pagamentos de terceiros. O PicPay não é o INSS para adiantar crédito do aposentado no INSS. Nenhum aposentado lesado pela cobrança da taxa do PicPay tem valores a receber do PicPay. A empresa faz empréstimo garantido que será pago pelo INSS que é quem desconta o valor das pensões e aposentadorias.

J&F é a holding de investimento controlada pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, conhecidos por serem os maiores acionistas do grupo JBS, um dos maiores conglomerados de alimentos do mundo. A J&F Investimentos é responsável por diversas empresas e investimentos, incluindo a JBS, além de outras áreas como mineração e logística. 

Wesley e Joesley Batista têm uma relação marcada por altos e baixos com diversas figuras políticas brasileiras, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula).

Vamos detalhar a relação e os escândalos associados:

1. Relação com Lula

  • Aproximação empresarial: Durante os governos Lula (2003–2010), a JBS se beneficiou amplamente de políticas de incentivo ao agronegócio e à internacionalização de empresas brasileiras, como os financiamentos do BNDES. A JBS cresceu exponencialmente nesse período.
  • Relação pessoal: Joesley e Wesley mantiveram relações próximas com membros do alto escalão dos governos do PT, incluindo Lula e Dilma Rousseff. Também há evidências concretas de amizade íntima entre os irmãos Batista e Michel Temer e Aécio Neves.

2. Escândalos envolvendo os irmãos Batista

Os principais escândalos em que Joesley e Wesley aparecem incluem:

a) Operação Lava Jato

  • A JBS foi alvo da Lava Jato devido ao uso de propinas para obtenção de benefícios políticos e econômicos no governo Lula.
  • A empresa admitiu pagar bilhões em propinas a mais de 1.800 políticos, de diferentes partidos.

b) Delação premiada (2017)

  • Joesley Batista fez uma delação premiada explosiva em 2017, revelando que a empresa mantinha um verdadeiro “departamento de propina” aos moldes da Odebrecht, uma das maiores corruptoras do país.
  • Essa delação atingiu diretamente Michel Temer, com gravações comprometedoras, mas também citou políticos do PT, como Lula e Dilma.
  • Joesley disse que pagou R$ 300 milhões ao PT em campanhas, mas as defesas de Lula e Dilma sempre negaram que esses recursos tenham sido ilegais ou fora das contas oficiais.

c) Acordo com a PGR e polêmicas

  • A delação dos irmãos Batista causou polêmica porque eles conseguiram benefícios considerados excessivos, como liberdade sem tornozeleira, o que gerou forte reação pública e posterior revisão do acordo.

3. Envolvimento direto de Lula

  • A relação dos irmãos Batista com Lula era mais de interesse econômico e político do que uma amizade pessoal clara.
  • A JBS se beneficiou de políticas dos governos petistas, mas também de governos posteriores.
  • Os maiores escândalos envolvendo Joesley e Wesley são da Lava Jato e da delação de 2017, que atingiram diversos partidos — com destaque para Michel Temer, Aécio Neves e Lula.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *