Escola do terror: como o CV criou um exército de assassinos de elite

Do tráfico de drogas, os líderes do CV têm formado verdadeiros exércitos paralelos
Por Victório Dell Pyrro

Quando o presidente da República e o ministro que comanda e domina seus frágeis colegas do Supremo Tribunal Federal, se arvoram a defenderem assassinos do narcoterrorismo é porque o crime deve mesmo compensar.

O próprio ex-condenado, que foi solto e catapultado, com uma mãozinha da nata criminosa do país, de volta ao local do crime, defender terroristas que assolam o país de norte a sul é só a cereja do bolo de um enredo macabro.

Dizer que estes marginais são as vítimas do confronto das tropas de guerrilha e a polícia é um ataque ao trabalhador honesto, seja da esquerda, da direita ou do centrão.

Matança, Lula, é o que você vem fazendo com a população brasileira que mal consegue enviar uma carta porque sua incompetência quebrou os Correios, assim como fez com outras estatais, e principalmente a Saúde e a Educação!

Decisões políticas do STF também tiveram seus erros grosseiros escancarados com a prisão e morte de marginais terroristas de diversos estados que fazem do Rio de Janeiro a central da disseminação do terrorismo traficante. A proibição que o STF inventou contra operações políciais nas favelas cariocas deu um incentivo ao crescimdnto do terror.

A escalada da violência e a sofisticação bélica do Comando Vermelho (CV), evidenciadas na megaoperação Contenção realizada pelas forças de segurança do Rio de Janeiro em 28 de outubro de 2025, são a materialização de um grave fracasso do governo federal e da política de segurança pública que permitiu o crescimento de uma verdadeira máquina de guerra criminosa debaixo do nariz das autoridades.O Comando Vermelho não é mais um bando de traficantes; trata-se de um exército organizado, treinado e equipado com armamento de guerra e tecnologia de ponta, fruto de um processo deliberado de militarização do crime. Essa facção conta com “professores do crime” — ex-militares e especialistas em táticas bélicas — que transformam jovens em soldados preparados para confrontos armados contra o Estado.

Um exemplo preocupante é Rian Maurício Tavares Mota, ex-militar da Marinha do Brasil, que adaptou drones para lançar granadas contra as forças policiais, elevando exponencialmente o risco das operações.

Outro é Juan Breno Malta Ramos Rodrigues, o BMW, conhecido por treinar atiradores de elite e aplicar uma disciplina férrea com execuções, tortura e “tribunais do crime”.

Enquanto isso, o governo federal, sob a gestão Lula, promove uma política controversa que tem onerado as forças de segurança policiais ao direcionar atenção para investigar seus próprios agentes, ao invés de focar na raiz do problema: impedir a ascensão e a estruturação das facções criminosas armadas.

A Polícia Federal se vê obrigada a investigar policiais sob ordens do Supremo Tribunal Federal e da presidência, o que desvia recursos e impede ações efetivas contra o crescimento do CV.

No Rio de Janeiro, a operação comandada pelo governador Cláudio Castro conseguiu tirar 113 criminosos de circulação e neutralizar diretamente 117 que dispararam armas de guerra contra os policiais, mas trata-se de um efeito apenas simbólico frente à real dimensão do problema.

O Comando Vermelho segue com estrutura robusta, articulação nacional e influência crescente.

O governo federal omite-se diante desse avanço, preferindo investir em discurso político e punições internas nas forças de segurança, a medida que o crime se fortalece com investimentos em logística, armamento moderno e doutrina militarizada.

Essa omissão e condução errônea da segurança pública significam não apenas o agravamento da violência, mas a própria perda da capacidade do Estado de garantir a ordem e a legalidade.

Enquanto a Frente Nacional contra o Crime organizado quer reageir ao crime organizado com operações de alto risco, a população sofre as consequências da guerra urbana que só se torna mais letal, sofisticada e longe de ser vencida sem apoio federal.

O Comando Vermelho consolida-se como um exército paralelo com poder bélico e territorial jamais vistos, e o Estado brasileiro, com suas contradições internas e gargalos políticos, assiste ao caos crescer sem estratégias de contenção verdadeiramente eficazes.

Essa é a triste realidade da segurança no Brasil: um governo federal omisso e inseguro, um sistema de justiça preso a disputas internas e um crime armado que avança sem freios, perpetuando o ciclo de violência em nossas cidades com respaldo prático da ausência estatal.

A crise demanda urgência, firmeza e foco na raiz do problema, não escolhas políticas equivocadas que enfraquecem o instrumento policial brasileiro no combate à criminalidade organizada.


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