Um brasileiro de 41 anos, identificado como Henrique P. e especialista em marketing esportivo residente na Europa há cinco anos, foi brutalmente espancado por um grupo de ao menos cinco pessoas na estação de esqui de Méribel, nos Alpes franceses, na quinta-feira (29 de janeiro). Vestindo uma fantasia do personagem Chewbacca (Star Wars), Henrique aguardava turistas brasileiros quando sofreu agressões que ele classifica como “tentativa de homicídio”.

Início da confusão e agressão
Segundo relato de Henrique em redes sociais, tudo começou com bolas de neve jogadas por esquiadores. Uma delas, de gelo duro, atingiu seu rosto. Ao se aproximar para pedir que parassem, foi xingado em francês e recebeu o primeiro soco. O grupo se juntou, desferindo socos, chutes e golpes com bastões de esqui mesmo com ele no chão.
Outro brasileiro, fantasiado de Stitch, tentou intervir e levou bastão no rosto e soco. Henrique usava capacete, que absorveu chutes na cabeça com botas de esqui – “Se não, seria fatal”, disse.
Vídeo viral e ferimentos
Vídeo gravado por turista estrangeiro viralizou, com mais de 21 milhões de views no Instagram. Imagens mostram Henrique derrubado perto de árvore, atacado por múltiplos agressores. Ferimentos: dente frontal quebrado, sangramento na boca. Atendida por médica e dentista do grupo de 106 brasileiros em viagem temática (fantasias comuns em Méribel), refez o dente na Espanha.
Henrique participa de tais eventos há anos sem incidentes prévios.
Investigação policial
Registrou BO na gendarmerie francesa, entregando vídeo e imagens de sua câmera. Autoridades analisam roupas e passes de teleférico para identificar agressores – até agora, sem prisões anunciadas. “Confio na polícia francesa, mas espero justiça”, afirmou.
Caso repercutiu no Brasil, com solidariedade a Henrique e debates sobre segurança em estações turísticas.



