Alertas sonoros em celulares na noite desta sexta-feira (19) e madrugada de sábado (20) foram enviados pela defesa civil para moradores de diversas regiões brasileiras. Os primeiros alertas foram disparados em celulares de Curitiba por volta de 23h45. Em Brasília, os celulares dispararam pouco antes das 1h30 da madrugada de sábado (20). Também há relato de disparos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em alguns celulares, aparecia apenas a palavra “misantropia”; em outros, mensagens desconexas e com erros de escrita. O alerta por texto veio acompanhado de um som estranho e estridente. “Parecia um apito assustador no meio da madrugada” disse uma moradora do Distrito Federal.
A Defesa Civil Nacional informou que a plataforma Defesa Civil Alerta foi retirada do ar às 1h30 da madrugada deste sábado (20), depois de sofrer uma invasão. Segundo o órgão, o disparo foi feito remotamente por alguém sem autorização e pode ter sido resultado de um ataque hacker.
“A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional acionará a Polícia Federal e tomará as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas”, afirmou o órgão.
Antes da confirmação da invasão, autoridades estaduais já haviam informado que não tinham emitido os alertas. A Defesa Civil do Paraná disse que não havia qualquer situação de risco e acionou a Defesa Civil Nacional e a Anatel para investigar o caso.
A Defesa Civil de São Paulo também afirmou que não enviou nenhuma mensagem. O órgão informou que a tecnologia Cell Broadcast, usada para alertas severos e extremos, é gerida pela Anatel e disse que entrou em contato com a agência.
A mensagem continha a palavra “misantropia”, que significa aversão, desconfiança ou repulsa generalizada ao ser humano e à natureza humana.






