Guerra piora projeções de crescimento global, mas Brasil sobe com commodities, diz FMI

Carro & Cia
Carro & Cia, o melhor em atendimento e satisfação

Com informações da Reuters.

Projeção de crescimento brasileira foi ajustada para cima em 0,5 pontos percentuais em 2022 e para baixo em 0,2 pontos em 2023. País faz parte do único grupo que teve revisões para cima, já que se beneficia dos preços mais altos das commodities no mercado internacional.

Com “piora significativa” das perspectivas, incluindo a guerra na Ucrânia e aceleração da inflação global, o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo as expectativas de crescimento da economia global para 2022 e 2023.

Apesar de o FMI revisar para baixo a previsão de crescimento para o Brasil em 2022, a projeção de alta no PIB brasileiro é de 0,8%.

Na atualização do relatório World Economic Outlook, publicado nesta terça-feira (19), o fundo espera duas altas idênticas do PIB global de 3,6% para este ano e para o próximo, o que significa redução de 0,8 e 0,2 pontos percentuais, respectivamente, comparadas às previsões feitas no início do ano.

Para o Brasil, a projeção foi ajustada para cima em 0,5 pontos percentuais em 2022 e para baixo em 0,2 pontos percentuais em 2023. Assim, o FMI espera uma alta do PIB brasileiro de 0,8% neste ano e 1,4% no próximo.

A última rodada de previsões do FMI havia sido publicada em janeiro. Naquela ocasião, o fundo ressaltou que a recuperação global deveria se fortalecer a partir do segundo trimestre após um impacto pouco duradouro da variante ômicron do coronavírus nos indicadores de atividade econômica.

De lá para cá, porém, o FMI afirma que a guerra entre Ucrânia e Rússia adicionou um enorme grau de incerteza, tanto como crise humanitária, como nas consequências diretas nas economias dos países envolvidos.

“O grave colapso na Ucrânia é resultado direto da invasão, destruição de infraestrutura e êxodo de seu povo. Na Rússia, o declínio acentuado reflete o impacto das sanções com o rompimento dos laços comerciais, a intermediação financeira doméstica bastante prejudicada e a perda de confiança”, diz o relatório.

O FMI cita ainda, como pontos de prejuízo à atividade, a persistência da inflação na economia global, que gera aumento de taxas de juros em todo mundo, e os desajustes persistentes causados pela Covid, em especial na China, onde a política de contágio zero causa novos gargalos nas cadeias de suprimentos globais.

DUETTO IDEAL – A MODA FEITA PARA VOCÊ

“Pela natureza inédita do choque, destacamos que a incerteza em torno dessas projeções é considerável, muito além do intervalo usual. O crescimento pode desacelerar significativamente mais, enquanto a inflação pode ficar mais alta do que o esperado se, por exemplo, as sanções destinadas a acabar com a guerra se estenderem a um volume ainda maior de energia russa e outras exportações”, diz o texto.

Para o FMI, a guerra na Ucrânia se soma a uma série de choques de oferta que atingiram a economia global ao longo da pandemia, o que amplificou o efeito da escassez de oferta nos setores de energia, agrícola e de minérios.

Antes mesmo da guerra, muitas economias penavam com o aumento dos preços das commodities e dos desequilíbrios de oferta. Tanto mercados emergentes como economias desenvolvidas haviam antecipado o momento de aperto da política monetária.

A novidade nesse sentido é que países com ligações comerciais e financeiras estreitas com a Rússia e Ucrânia terão ainda mais desafios para vencer as dificuldades de mercado. A escassez de suprimentos relacionada à guerra amplificará pressões que já estavam instaladas.

Como a Rússia é um grande fornecedor de petróleo, gás e metais, e a Ucrânia, de trigo e milho, o declínio atual e previsto na oferta dessas commodities já elevou seus preços drasticamente. Europa, Cáucaso e Ásia Central, Oriente Médio e Norte da África e África Subsaariana são os mais afetados“, diz o texto.

Com cadeias de suprimentos globais estreitamente integradas, interrupções de produção em um país podem se espalhar de forma rápida, globalmente“, prossegue.

Para 2022, a inflação está projetada em 5,7% em economias avançadas, e de 8,7% em mercados emergentes e economias em desenvolvimento. Isso significa um aumento de 1,8 e 2,8 pontos a mais do que o projetado em janeiro.

Ainda que esteja em situação semelhante à de outros emergentes, o Brasil tem algumas particularidades que o beneficiam. O grupo de países exportadores de commodities (excluindo a Rússia) foi o único que teve revisões para cima na projeção de crescimento.

https://www.instagram.com/p/CTiGsCKFWXY/
Angra dos Reis aos seus pés. Conheça a Casa Teles

19 comentários

  1. Wow, incredible weblog format! How long have you been blogging for?
    you made blogging glance easy. The overall glance of your site is magnificent, let alone the content material!

    You can see similar here prev next and it’s was wrote by Kelvin90.

  2. Wow, fantastic weblog layout! How long have you ever been blogging
    for? you make running a blog look easy. The full look of
    your web site is magnificent, let alone the content material!
    I read similar here prev next and those was wrote by Jack77.

  3. Wow, superb weblog structure! How long have you ever been blogging for?
    you made blogging look easy. The overall glance of
    your site is wonderful, as smartly as the content!
    You can see similar here sklep internetowy

  4. Hey! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m
    not seeing very good gains. If you know of any please share.
    Many thanks! You can read similar article here: Scrapebox List

  5. I see You’re truly a excellent webmaster. The web site loading velocity is incredible.
    It kind of feels that you’re doing any distinctive trick.
    In addition, the contents are masterpiece. you have performed a wonderful process in this
    subject! Similar here: najlepszy sklep and also here: Tani sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *