Um movimento político no Congresso Nacional, pede a abertura de um inquérito e investigações de empresas de comercio eletrônico virtual como a Amazon, Wish, Alibaba, AliExpress, entre outras.
Os deputados querem que a tributação sobre a importação direta para o consumidor final e até mesmo para revendedores no Brasil, seja retroativa e sobre o valor estimado tomando por base produtos similares produzidos no Mercosul.
O documento que está sendo construído, com a participação do deputado federal Roberto Lucena do Republicanos de São Paulo, deverá ser pedida a instituição de 60% de imposto obrigatorio e multas.
Lucena, que já foi presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle – CFFC e integrante da Comissão de Relações Exteriores, entende que as facilidades de importação sem tributação ou com tributação irrisória está trazendo enormes prejuízos para a indústria nacional e para os cofres públicos.
Parlamentares chegaram a falar em requerimento de informção a Receita Federal e abertura de inquérito investigativo junto a Polícia Federal.
Recentemente o dono da revendedora de produtos, Lojas HAVAN também reclamou das práticas destas empresas, e pediu açāo direta do Presidente da República.
Luciano Hang e representantes de associações de comércio levaram ao alto escalão do governo as denúncias contra as plataformas na Internet que realizam a importação e venda de produtos da China para pessoas físicas no Brasil.
Em uma apresentação chamada “Contrabando Digital”, a comitiva reuniu indícios de que empresas como AliExpress, Wish, Shein, Shopee e Mercado Livre teriam modelos de operações ilegais através de de “cross border”, prática comercial entre agentes de diferentes países.
A apresentação foi direcionada ao ministro da Economia Paulo Guedes, o presidente Jair Bolsonaro, membros do alto escalão do governo e do Senado Federal. Além de Hang, e Alexandre Ostrowiecki, dono da Multilaser, também estavam presentes representantes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq); Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit); Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee); Associação Nacional dos Fabricantes Produtos Eletroeletrônicos (Eletros); e do Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP).
O pedido sensibilizou os parlamentares da base aliada ao governo que estão entrando em campo, para verificar o assunto.
Howdy! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
If you know of any please share. Kudos! I saw similar blog here: Wool
product