A Petrobras nomeou Fernando Assumpção Borges como presidente interino, depois da renúncia de José Mauro Coelho, nesta 2ª feira (20.jun.2022). O executivo ficará no cargo até que o nome de Caio Paes de Andrade, indicado pelo governo, seja votado pelos acionistas.
Borges é o atual diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras. Tem 38 anos de carreira na estatal, assumiu a diretoria em abril de 2021, junto a outros 3 diretores, em troca promovida pelo então presidente da Petrobras, Joaquim Luna e Silva.
Fernando Borges assume a presidência interinamente após indicação do presidente do Conselho de Administração, Márcio Andrade Weber.
A mudança por indicação de Weber está prevista no Estatuto Social da companhia, que determina o exercício do cargo interinamente até a eleição do novo presidente.
Fernando Assumpção Borges é graduado pela Universidade Federal de Uberlândia e possui MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ, além de ter participado do Programa de Gestão Avançada no Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), na França.
O presidente interino iniciou sua carreira na Petrobras em 1983, tendo ocupado diversas funções gerenciais na área de exploração e produção, na qual ocupava o cargo de diretor antes de assumir a presidência da estatal interinamente.