Parceria BRB / Flamengo investigada também é criticada no time por fracasso

Carro & Cia
Carro & Cia, o melhor em atendimento e satisfação

Com informações Correio Braziliense

Alvo de processo no Tribunal de Contas do Distrito Federal, a parceria entre o Banco de Brasília (BRB) e o Clube do coração do governador piauiense do DF, Ibaneis Rocha, o Clube de Regatas Flamengo foi feita para a criação de um banco digital.

DUETTO IDEAL – A MODA FEITA PARA VOCÊ

Mas o time do Rio de Janeiro, cujo torcedor governador do DF, que não é carioca ama, também tem sérias críticas ao contrato entre o Rubro Negro e o Banco Calango.

Integrante nato do Conselho Deliberativo do Flamengo, o advogado Marco Assef considera o negócio um “fracasso” e ressalva um dos problemas recorrentes apontados na transação entre o banco e o clube: a falta de transparência.

“O banco digital é um fracasso”, afirma Marco Assef, membro nato do Conselho Deliberativo do Flamengo. Ele argumenta que a operação BRB-Fla não cumpriu a meta de lucro com receita variável, pois o clube recebeu apenas R$ 32 milhões de repasse anual, valor mínimo estabelecido no contrato com o BRB.

Para que o Flamengo obtivesse um envio maior de recursos, o banco digital Nação BRB Fla deveria apresentar um lucro mínimo de R$ 64 milhões. Mas isso não ocorreu, “não obstante a abertura de 2,5 milhões de contas”, salientou Assef.

O conselheiro do Flamengo ressalta a falta de transparência na operação. Afirma que a criação de uma terceira pessoa jurídica, distinta do clube esportivo e do banco público, permite a prática de “atos sigilosos”, sem a devida prestação de contas no balanço financeiro das instituições envolvidas. O negócio BRB-Flamengo constitui, segundo Assef, uma “prática antiética que falta com a transparência”.

Essa queixa também está presente no âmbito do BRB. Em Assembleia Geral Ordinária realizada em 29 de abril de 2022, a Associação dos Empregados do Banco de Brasília (AEBRB) e a Associação Atlética Banco de Brasília (AABR), acionistas minoritários votaram pela reprovação das contas apresentadas na reunião.

Além de mencionar o processo investigatório no TCDF, os acionistas minoritários reclamaram de falta de transparência por parte do banco. “O resultado financeiro ou mesmo a confirmação das projeções evidenciadas quando da aprovação do projeto original não são apresentadas (sic) suficientemente aos membros do Conselho (de Administração)”, protestaram os acionistas.

ANGRA DOS REIS EM GRANDE ESTILO. VOCÊ MERECE.

Sessão sigilosa

Na última quarta-feira, em sessão sigilosa, o TCDF se debruçou sobre o negócio nebuloso. Houve sustentação oral da acusação e da defesa. O procurador Demóstenes Albuquerque, do Ministério Público de Contas, sustentou a necessidade de uma renegociação entre BRB e Flamengo. Por meio de advogado, o banco alegou que o negócio é vantajoso e acrescentou que, no momento da escolha do time, só havia dois clubes sem patrocínio: Flamengo e Grêmio. Argumentou, ainda, que o Flamengo tem maior torcida no DF.

Marco Assef defende a transparência contratual, entre outros motivos, por causa do passado das partes que celebraram o acordo. Ele lembra que o BRB é um banco público, controlado por ex-governadores que já foram até presos. E Rodolfo Landim responde a processo na 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, por gestão fraudulenta. “Ele não assumiu um cargo na Petrobras porque foi vetado pelo compliance da empresa, e não porque queria se dedicar mais ao Flamengo”, observa Assef, referindo-se à tentativa de Landim de ocupar a presidência do Conselho de Administração da petrolífera.

4 comentários

  1. Wow, wonderful blog format! How lengthy have you been blogging for?
    you make blogging glance easy. The full look of your website is magnificent, as neatly as
    the content material! You can read similar here prev next and
    it’s was wrote by Cory96.

  2. Wow, incredible weblog layout! How long have you been running a
    blog for? you made running a blog glance easy. The whole glance of your site is fantastic, as smartly as the content
    material! I saw similar here prev next and that was wrote by Kristine83.

  3. Hello there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to
    rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Cheers! You can read similar
    art here: Backlinks List

  4. I see You’re truly a just right webmaster. The web site loading speed is incredible.
    It seems that you are doing any distinctive trick. Moreover, the contents are masterwork.
    you have performed a magnificent activity in this topic!
    Similar here: najlepszy sklep and also here: Dobry sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *