Eslováquia doa caças MiG-29 e tanques T-72 para a Ucrânia

Carro & Cia
Carro & Cia, o melhor em atendimento e satisfação

O primeiro-ministro eslovaco, Eduard Heger, anunciou no domingo (3) que doou 12 caças MiG-29 e 30 tanques T-72 para as Forças Armadas da Ucrânia. No momento não há mais detalhes, exceto que a Força Aérea da República Tcheca se encarregará da segurança do espaço aéreo eslovaco a partir de setembro.

Um acordo semelhante foi alcançado com a Polônia no início de maio, quando seu ministro da Defesa concordou com seu colega eslovaco que os aviões poloneses protegeriam seu espaço aéreo se a Eslováquia entregasse seus MiG-29 à Ucrânia.

Se a entrega dos Fulcrums for iminente, certamente será a Polônia que protegerá a integridade do espaço aéreo eslovaco, até setembro. E se não, a Ucrânia começará a receber os aviões em setembro, e primeiro a cobertura aérea será garantida pelo Gripen tcheco, e depois passará o bastão para o F-16 polonês.

A Eslováquia tem uma dúzia de MiG-29SDs, que desde 2005 receberam uma atualização para colocá-los nos padrões da OTAN. Os trabalhos foram realizados pelo fabricante RAC MiG e empresas ocidentais. Esta versão apresenta sistemas de comunicação e navegação Rockwell Collins, um sistema de identificação amigo-inimigo (IFF) da BAE Systems, um novo cockpit com visores multifuncionais LCD e um novo computador de missão digital.

Essas modificações permitem que aeronaves ex-soviéticas MiG-29 sejam integradas à estrutura de comando e controle aéreo da OTAN. No entanto, seu armamento não foi modernizado e ainda usa o mesmo tipo de mísseis, herdado de quando a Tchecoslováquia fazia parte da URSS.

Esses caças permaneceriam em serviço ativo, até serem substituídos por 12 novos Lockheed Martin F-16 Block 70, que começariam a chegar à Eslováquia a partir de 2024.

DUETTO IDEAL – A MODA FEITA PARA VOCÊ
Tanques T-12 estão sendo doados para Ucrânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *