RR Roberto recebe 3 selos de excelência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de 2022

Entre 10 premiados, arquiteto do Templo da LBV, levou três estatuetas por prédios não monumentais

Carro & Cia
Carro & Cia, o melhor em atendimento e satisfação

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico 17 de agosto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal deu início às solenidades de entrega do SELO CAU/DF – Arquitetura de Brasília 2022, a partir da terça-feira (16/8).

Arquitetos RR Roberto e Pedro Roberto erguem totens recebidos por destaque na arquitetura de três, dos dez edifícios agraciados em 2022

Nesta quarta (17), a entrega de certificações foi para o arquiteto RR Roberto, que teve o maior número de projetos edificados, agraciados com o Selo CAU/DF.

No total, dez edificações receberão o Selo 2022, três deles são de RR Roberto.

O filho de RR Roberto, o também arquiteto, Pedro Roberto disse que considera esse Selo muito importante para a manutenção da história da arquitetura moderna, movimento dos anos 60, 70 e 80. “Por um lado valoriza os prédios que são ícones da cidade, mantém os prédios visíveis para os visitantes, além de valorizar o arquiteto que tem seu trabalho reconhecido publicamente”, ponderou o arquiteto e urbanista Pedro Roberto.

RR Roberto disse que o arquiteto tem de pensar o projeto desde a estrutura do prédio. “ A boa arquitetura protege a própria edificação e a manutenção acaba sendo uma imposição, porque as pessoas vêm aquilo de uma forma que precisa ser preservada e cuidada”, explicou sobre a arquitetura moderna.

RR Roberto também agradeceu aos internautas que votaram em seus prédios. “Me sinto lisonjeado por esta homenagem e agradeço aos que votaram. Muito obrigado”.

DUETTO IDEAL – A MODA FEITA PARA VOCÊ
Receita Federal / SAS – Arquitetura RR Roberto
TRF I -SAS / Arquitetura RR Roberto
TRT I – SAS / Arquitetura RR Roberto

Lançado em agosto de 2020 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal –CAU/DF por iniciativa de sua Comissão Temporária de Patrimônio –, o Selo reconhece o valor histórico das edificações não monumentais de Brasília e de seus autores, bem como divulga as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno.

Este ano, além de blocos residenciais das superquadras e de escolas públicas e privadas, foram avaliados edifícios de escritórios/institucionais. Vinte edificações foram indicadas pela Comissão e pelo público on-line. 

 “Estamos mais uma vez mostrando à sociedade que os edifícios cotidianos de Brasília têm valor patrimonial. Nossa aposta é que conhecendo os autores e as histórias das obras, a comunidade entenda o patrimônio preservado como um valor em si”, disse o arquiteto e urbanista Pedro de Almeida Grilo.

O Selo será aplicado diretamente sobre o prisma de identificação dos edifícios e também posicionado em placa de acrílico nas portarias dos prédios. O Selo é uma marca desenvolvida e doada pelo arquiteto e urbanista Danilo Barbosa – coordenador da equipe que criou o projeto das placas de sinalização da cidade, em 1976.

ANGRA DOS REIS EM GRANDE ESTILO. VOCÊ MERECE.

Na solenidade de entrega do Selo, há também a outorga de certificados ao autor do projeto original ou representante; ao(s) autor(es) do projeto de reforma/restauro (se houver); ao responsável técnico pela execução da obra (se houver), e às autoridades responsáveis pelas edificações.

O Selo não é um tombamento, mas uma certificação de reconhecimento do CAU/DF e de seus apoiadores pelo relevante trabalho de preservação da história e cultura da cidade

RR Roberto e Pedro Roberto são renomados arquitetos reconhecidos por características únicas de seus traços. Entre as obras que sempre são admiradas por milhares de pessoas, estão o Templo da Boa Vontade, uma pirâmide localizada no final da Asa Sul e o Tribunal Regional Eleitoral, um dos monumentos erguidos ao longo do Eixo Monumental.

Conjunto arquitetônico é considerado a “Quinta Maravilha de Brasília”

O local é um dos pontos mais visitados de Brasília e chega a receber um milhão de visitantes por ano. Ele é considerado também, por voto popular, umas das sete maravilhas da capital, a quinta obra mais votada.

O templo, inaugurado em 1989, foi projetado por R R Roberto. O espaço foi idealizado para promover a união entre todos os povos. As medidas e proporções da pirâmide estão ligadas aos números 7 (considerado o número da perfeição) e o 1, que forma uma pirâmide de sete lados, com 21 metros de altura e 28 de diâmetro.

A parte mais alta do monumento guarda a maior pedra de cristal puro do mundo, com 21 kg.

SAÚDE INTEGRAL E HUMANIZADA

Um comentário

  1. You are really a excellent webmaster. This web site loading speed
    is amazing. It seems that you are doing any distinctive trick.
    In addition, the contents are masterwork. you’ve performed a excellent
    process in this subject! Similar here: dobry sklep and also here:
    Bezpieczne zakupy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *