Pelo segundo século consecutivo, cerrado é incluído nas comemorações

No primeiro minuto deste dia 7 de setembro, em que celebramos os 200 anos da Independência do Brasil de Portugal, o show de fogos coloriu o céu da Capital Federal.

A queima dos fogos durou pouco mais de 2 minutos no entorno da Torre de TV, em Brasília.


Após dois anos sem comemorações no 7 de Setembro, por causa da pandemia de Covid-19, nesta quarta, a partir das 9h o desfile cívico-militar volta a ocupar a Esplanada dos Ministérios. Cerca de 4,6 mil pessoas devem participar, incluindo 3,1 mil militares.
Esse é o segundo centenário em que as comemorações passam pelo cerrado. Em 1922, há exatos cem anos, foi lançada a Pedra Fundamental de Brasília, em Planaltina, como parte das comemorações do primeiro centenário.

“Sendo Presidente da República o Excelentíssimo Senhor Dr. Epitácio da Silva Pessoa, em cumprimento ao disposto no decreto n.º 4.494 de 18 de janeiro de 1922, foi aqui colocada em 07 de setembro de 1922 ao meio-dia, a Pedra Fundamental da Futura Capital Federal dos Estados Unidos do Brasil” diz a placa na Pedra Fundamental.
Um século depois do lançamento da Pedra Fundamental, veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), integrantes do Programa Força no Esporte (Profesp), e ex-integrantes das Forças de Paz participam do evento que terá a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Paraquedistas militares vão saltar de aviões e irão entregar a bandeira nacional ao presidente. A Marinha participa do desfile aéreo com as aeronaves VF-1, e o Exército, com quatro modelos de helicóptero. A Força Aérea Brasileira (FAB) fará formações no céu com aeronaves de caça, transporte, reconhecimento e busca e salvamento.
A TV estatal transmitiu a queima de fogos ao vivo. Confira:
O tráfego de veículos na Esplanada dos Ministérios está interditado desde a noite de segunda-feira (5). O público, que ocupar as arquibancadas e as áreas livres terá de passar por pontos de revista montados pela Polícia Militar.
É proibido entrar na área das comemorações com armas, incluindo facas e tesouras, mastros de bandeiras, garrafas de vidro e latas e outros que possam afetar a segurança.
