Duas mulheres, uma com roupa da URSAL, foram levadas para delegacia
A Polícia de Londres ainda não informou o paradeiro das duas brasileiras, eleitoras do ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva.
Segundo bolsonaristas que estavam em frente ao hotel em que o presidente Jair Bolsonaro está hospedado em Londres, para o sepultamento do corpo da rainha Elizabeth II, as petistas chegaram com xingamentos e provocações em busca de agressões.
“Elas estavam determinadas e tinham objetos nas mãos. Queriam briga numa manifestação pacífica, daí a polícia viu e as algemou”, conta o bolsonarista, Marcelo Dollie, que mora nos arredores de Londres.
Segundo Marcello, ninguém chamou a polícia. “Elas foram simplesmente ignoradas por nós, mas a polícia percebeu que elas poderiam ferir alguém e as levaram para delegacia.
Até o fechamento desta reportagem, a polícia Londrina não havia informado o nome das presas, nem o destino.
Assista ao vídeo do momento da prisão:
O que é a URSAL?
O plano de unificar toda a América Latina sob um único estado socialista, a Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina), não existe. Existem muitas iniciativas para a integração econômica da região, mas nenhuma implica que países integrantes abram mão de suas soberanias ou venham a aderir ao socialismo. A sigla foi inventada pela socióloga Maria Lucia Victor Barbosa – no artigo “Os Companheiros”, publicado em sites como o de Olavo de Carvalho, em 9 de dezembro em 2001, como uma ironia para criticar um encontro do Foro de São Paulo, realizado à época em Havana.
Menções à sigla se tornaram virais em 2018 após o primeiro debate com os candidatos à Presidência da República, transmitido pela TV Bandeirantes no último dia 9. Na ocasião, o candidato Cabo Daciolo (Patriota) pediu para Ciro Gomes (PDT) falar sobre o “plano Ursal”. Ciro disse desconhecer este termo.
Mas apesar de ter começado como piada, há quem acredite que um dia a América será um bloco comunista e adotam o nome para seu movimento. Ao que parece ser, este é o caso das duas mulheres presas em Londres.