Candidato à reeleição, o político desembarcou na Vila Militar antes do início da votação
O candidato à reeleição ao cargo de presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), votou, neste domingo (30), na Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O político chegou ao local antes das 8h, horário que começou a votação no País. No primeiro turno, ele se apresentou no colégio eleitoral mais tarde, por volta das 8h50. Ao deixar a seção eleitoral, o mandatário disse estar esperançoso sobre o resultado do pleito, que deve ser divulgado após às 17h. “Expectativa de vitória”.
Antes de chegar ao local de votação, agentes da Polícia do Exército e cães farejadores realizaram uma varredura no local.
TRAJETÓRIA POLÍTICA
Capitão da reserva do Exército, a trajetória de Bolsonaro na política começou em 1988, quando foi eleito para ocupar uma vaga na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Dois anos depois, ele conquistou o primeiro mandato na Câmara dos Deputados pelo estado do Rio de Janeiro, cujo os eleitores o reconduziram ao cargo por mais seis mandatos consecutivos. Com pautas ligadas ao conservadorismo, Bolsonaro polariza a disputa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também candidato.
Aos 67 anos, ele não possui derrota nas urnas até o momento. Na trajetória política, já passou pelos partidos PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP e PSL. Apesar de ter nascido em um distrito de Campinas, em São Paulo, no dia 21 de março de 1955, foi no Rio de Janeiro que fez a própria base política-eleitoral.
Entre as propostas do candidato, estão a ampliação do acesso às armas de fogo, privatização de estatais e liberdade de “uso responsável dos recursos naturais”. Confira mais propostas no plano de Governo abaixo:
PLANO DE GOVERNO DE BOLSONARO
Com 48 páginas, o plano de Governo de Bolsonaro apresenta valores e princípios centrais do candidato, como defesa da liberdade e à vida, liberdade econômica, liberdade de expressão e uso responsável de recursos naturais, como guias para as propostas.
Dentre os projetos, estão:
- Continuar defendendo que os trabalhadores devem ser livres para realizar trocas entre si, livres de coerção;
- Manutenção do valor de R$ 600 do Auxílio Brasil a partir de janeiro de 2023;
- Estimular desenvolvimento na mineração e intensificar ações de promoção e competitividade do agronegócio;
- Ampliar tecnologia 5G
- Criação do Programa Abrace Brasil, para promover o desenvolvimento socioeconômico regional;
- Fortalecer o programa Saúde Digital, que abrange o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis sobre o estado de saúde para os cidadãos, profissionais da saúde e gestores públicos;
- Priorizar investimentos e ferramentas na Educação Básica;
- Incrementar ações que forneçam os fundamentos de disciplinas como Matemática, Português, História, Geografia e Ciências de uma forma geral;
- Ampliação do saneamento básico para a população, buscando metas “ousadas” que propiciem maior bem-estar, diminuição do índice de doenças provocadas pela falta do serviço, como diarreia, e diminuição da pressão sobre o SUS.