Além disso, Mercedes conquista a 1ª vitória da temporada, Ana Marcela Cunha é hexacampeã do Circuito Mundial de Águas Abertas, a última rodada dos campeonatos europeus da Copa do Mundo e muito mais.
Fórmula 1
Desde a temporada passada, parece que toda vez que a Mercedes corre no Brasil, o carro melhora significativamente. Nesse final de semana, mesmo com uma classificatória atrapalhada, na qual Kevin Magnussen e Haas conquistarem a sua primeira pole position, a Mercedes conseguiu somar pontos importantíssimos no Grande Prêmio de São Paulo e se coloca na briga pelo 2° lugar no campeonato de pilotos.
Na Sprint, George Russell largou em terceiro, mas, graças à escolha de pneus de Verstappen, o britânico conseguiu ultrapassá-lo no final da corrida e ficou em primeiro. Largando da 8ª posição, Lewis Hamilton correu como em 2021 e chegou em 3°, atrás apenas de Carlos Sainz, da Ferrari.
No domingo, por conta de uma punição sofrida pelo piloto da Ferrari, a primeira linha na hora da largada foi formada pelos pilotos da Mercedes. Desde o início, Russell se manteve na ponta e, mesmo com dois incidentes de safety car, conseguiu vencer a primeira corrida da carreira.
Já Hamilton, dessa vez correndo “em casa”, teve a vida um pouco mais difícil. Logo na 7ª volta, o britânico se envolveu em um acidente com Verstappen que fez ambos perderem posições. Mas Hamilton não perderia seu lugar no pódio e escalou todo o pelotão novamente para completar a dobradinha da Mercedes.
O pódio foi completado por Carlos Sainz, seguido de Charles Leclerc, Verstappen e Sérgio Perez, que foi ultrapassado pelo companheiro de equipe mesmo precisando dos pontos. Com um corrida para o fim da temporada, a Fórmula 1 volta no próximo final de semana para o GP de Abu Dahbi. Ainda estão em disputa o vice-campeonato de pilotos e de construtores.
Circuito Mundial de Águas Abertas
Com a prata conquistada na última etapa, em Eilat, Israel, Ana Marcela Cunha, medalhista olímpica de ouro em Tóquio, conquistou o título de 2022 do Circuito Mundial de Águas Abertas.
Com mais essa vitória, a brasileira se consagrou hexacampeã do torneio em 12 anos de competição e já cria muitas esperanças para um novo ouro em Paris 2024.
Copa América de Skeleton
O Brasil é um país tropical e no qual quase nunca neva e, por isso, é tão difícil ver alguém nascido no país indo bem em esportes de inverno, como é o caso de Nicole Silveira.
Na Copa América de Skeleton, disputada em Whistler, Canadá, a brasileira ficou em 2° lugar duas vezes e começou com tudo a temporada 2022/23.
Tênis feminino
Vencer é bom, mas vencer a Argentina é sempre melhor. Com Bia Haddad Maia e Laura Pigosi, a última medalhista olímpica em Tóquio, a seleção feminina de tênis vencer a forte seleção argentina por 3 x 1 e volta a disputar o Qualifiers da Billie Jean King Cup.
Circuito Mundial de Vôlei de Praia
Jogando em solo brasileiro, mais precisamente em Uberlândia, Minas Gerais, as três duplas femininas brasileiras fecharam o pódio do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Enquanto no masculino os dois lugares mais altos também foram brasileiros.
Na grande final, Duda e Ana Patrícia venceram Andressa e Vitória e ficaram com o ouro. Na disputa de 3° lugar, Carol Solberg e Bárbara Seixas ficaram com o bronze também em disputa toda brasileira.
George e André bateram Pedro Solberg e Arthur para ficarem com o ouro. O pódio também poderia ser todo brasileiro, mas Renato e Vitor Felipe perderam Mol e Sorum, uma das melhores duplas do mundo, na decisão do bronze.
Boxe
Bia Ferreira, medalhista de prata em Tóquio, fez sua estreia no boxe profissional. Lutando contra Taynna Cardoso, a brasileira venceu por decisão unânime dos juízes por 40 x 34. Mesmo fazendo parte do circuito profissional, Bia segue sendo parte da equipe olímpica e vai em busca do ouro em Paris 2024.
No entanto, não foi só ela que deu orgulho para o boxe brasileiro nesse final de semana. Competindo em Tammer, na Finlândia, a seleção brasileira se sagrou campeã do torneio com 10 medalhas no total, com sete ouros, duas pratas e um bronxe.
Luis Bolinha (57kg), Yuri Falcão (67kg), Wanderson Shuga (71kg), Wanderley Pereira (80kg), Ramon Souza (86kg), Keno Marley (92kg) e Abner Teixeira (+92kg) foram campeões em suas categorias. Michael Trindade (54kg) e Carol Naka (50kg) foram prata, enquanto Tati Chagas (54kg) foi bronze.
É preciso ficar de olho nessa seleção, que deve trazer medalhas em Paris 2024!
Futebol europeu
Na França, o PSG vai para a parada da Copa do Mundo como líder, com cinco pontos de vantagem, e invicto no Campeonato Francês. No domingo, com atuação discreta de Neymar e Messi, o time venceu o Auxerre por 5 a 0 em casa e já passou dos 40 gols no torneio, mesmo com apenas 15 jogos.
Na Alemanha, para a surpresa de ninguém, o Bayern venceu o Schalke 04 e abriu vantagem na liderança da competição. Enquanto isso, o Borussia Dortmund foi goleado pelo seu xará fora de casa e amarga a 5ª colocação na tabela. Líder e surpresa há três rodadas, o Union Berlin perdeu mais uma, dessa vez para o Freiburg, 2° colocado no Alemão.
Na Itália, o Napoli levou um susto, mas venceu a Udinese em casa e segue com oito pontos de diferença para o Milan, 2° colocado, que também ganhou na rodada. A Juventus segue em boa fase e bateu a Lazio em casa, enquanto a Atalanta perdeu para a Inter de Milão no grande jogo da rodada.
Na Inglaterra, para a alegria do Arsenal, que fez 2 a 0 no Wolverhampton, o Manchester City foi surpreendido pelo Brentford em casa e viu o principal concorrente ao título abrir cinco pontos. Em grande atuação de Roberto Firmino e de Alisson, o Liverpool fez 3 a 1 no Southampton, enquanto o United venceu com gol nos acréscimos. Em jogo de sete gols, o Tottenham bateu o Leeds por 4 x 3, mas ainda está atrás do Newcastle, que ganhou do Chelsea.