Anielle Franco foi assistir jogo do Flamengo em São Paulo com dinheiro público
ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, reclamou por ter sido questionada por ter viajado em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para São Paulo para assistir à final da Copa do Brasil, disputada entre São Paulo e Flamengo, seu time.
Mais do que isso, a ministra Franco enxergou “violência política de Gênero e Raça” no que classificou como uma “tentativa de impedir o nosso trabalho”.
“Não são ataques à (sic) este ministério ou a mim, mas ao povo brasileiro”, disse a ministra. “É inacreditável que uma ministra seja questionada por ir fazer o seu trabalho de combate ao racismo e cumprir o seu dever. Vemos que as noções estão invertidas quando avançamos em um acordo histórico de enfrentamento ao racismo e somos criticados por isso. O que de fato incomoda?”, questionou.
Franco divulgou um animado vídeo no domingo (24) para anunciar que estava indo para o estádio do Morumbi e brincou com o fato de torcer para o Flamengo. A mensagem de hoje foi em outro tom. “Precisei abrir mão de estar com a minha família e minhas duas filhas em um domingo para ir trabalhar. Quem tem filhas pequenas consegue entender o peso disso”, disse em mensagem publicada em seu perfil no X, ex-Twitter.
Com racismo não tem jogo! ⚽️✊🏾 Assino hoje no Morumbi, em São Paulo, um protocolo de intenções inédito para a realização de uma agenda de promoção da igualdade racial e do combate ao racismo em todos os esportes. Assino junto ao MESP e a CBF. #CopaDoBrasil pic.twitter.com/hjCazh3jno
— Anielle Franco (@aniellefranco) September 24, 2023
“Não chegamos ontem. Estamos há muitos anos nessa caminhada e esse acordo está sendo elaborado desde fevereiro. Para todos que têm boa fé, convido que conheçam mais o trabalho que o Ministério da Igualdade Racial está fazendo em conjunto com o dos Esportes e da Justiça”, disse.