Deputado federal acusado de obrigar servidores a repassarem parte de seus salários para ele, no crime chamado de rachadinha, teve falas criminosas gravadas
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu nesta quarta-feira (13), um processo de cassação do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG), .
Janones é acusado de ter se apropriado indevidamente de recursos públicos ao promover um esquema de rachadinha que obrigava servidores lotados em seu gabinete parlamentar, a repassarem parte dos salários para ele.
As suspeitas contra o parlamentar vieram à tona após ex-assessores divulgarem um áudio de 2019 em que Janones, em seu primeiro mandato como deputado, informou a assessores que eles teriam que devolver parte dos salários para que ele pudesse reconstruir seu patrimônio.
O deputado não compareceu à sessão do Conselho de Ética desta quarta-feira e nega as acusações de rachadinha.
O Conselho de Ética tem um caráter consultivo, ou seja, caso decida recomendar a cassação, a medida só será efetivada com o apoio de pelo menos 257 dos 513 deputados no plenário da Câmara.
André Janones também foi acusado por um de seus assessores de ter um esquema de desvio de verbas de Emendas Parlamentares milionárias destinadas por ele para a prefeitura de Ituiutaba.