Presidente dos EUA fez o anúncio um dia depois de mais de 100 palestinos morrerem durante entrega de suprimentos
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, nesta sexta-feira (1º), em anúncio no Salão Oval da Casa Branca, que o país levará comida por vias aéreas até a Faixa de Gaza e que está trabalhando por um cessar-fogo entre Israel e o Hamas para poder ampliar a ajuda humanitária.
Ainda não se sabe quando a ajuda americana vai chegar em Gaza. Biden também disse que espera que o acordo de cessar-fogo aconteça até o Ramadã, no dia 10 de março.
“Pessoas inocentes foram pegas em uma guerra terrível, incapazes de alimentar suas famílias, e você viu a resposta quando tentaram obter ajuda. Precisamos fazer mais. Os Estados Unidos vão se unir aos nossos amigos da Jordânia e outros para fornecer lançamentos aéreos de suprimentos para Gaza e buscar abrir outras vias de ajuda humanitária, incluindo a possibilidade de um corredor marítimo“, disse Joe Biden.
Biden se referiu à morte de mais de 100 palestinos ontem, quinta-feira (29), durante a chegada de um comboio de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
Uma multidão avançou sobre os caminhões que transportavam suprimentos e militares israelenses abriram fogo causando tumulto, correrias e pisoteamentos.
Os israelenses negam que tenham disparado em direção as pessoas e alega que tentava dispersar a confusão.
A tragédia teve grande repercussão internacional e uma reunião de emergência a portas fechadas foi convocadaa pelo Conselho de Segurança da ONU. Os EUA vetaram uma declaração do conselho que culparia Israel pelas mortes.
Os ataques maciços de Israel em Gaza se iniciaram depois que terroristas do Hamas invadiram o território de Israel e mataram mais de 1,2 mil pessoas e fizeram outras 240 como reféns, em 7 de outubro de 2023.