Super iate vira e bilionário da Internet desaparece na costa da Itália

Iate premiado levava 22 pessoas, incluindo crianças, segundo Guarda Costeira. Bilionário Mike Lynch, conhecido como “o Bill Gates do Reino Unido” está entre os desaparecidos

Nesta segunda-feira (19), o iate Bayesian naufragou na costa da Sicília após ser atingido por um tornado. Uma pessoa morreu e seis seguem desaparecidas, entre elas o bilionário britânico Mike Lynch, segundo a Guarda Costeira italiana.

Um corpo foi resgatado, e as equipes buscam os desaparecidos, todos turistas do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá.

Mike Lynch está desaparecido

esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada, segundo a Guarda Costeira. Ainda não havia informações sobre a identidade da vítima fatal e os outros desaparecidos.

Por conta do horário, a maioria dos passageiros estava dormindo em suas cabines quando o tornado atingiu a embarcação, segundo sobreviventes. Alguns dos passageiros e tripulantes conseguiram pular para fora do veleiro, e 15 pessoas foram resgatadas, incluindo uma criança de um ano.

Uma das sobreviventes, identificada apenas como Charlotte, contou à imprensa italiana que o barco virou enquanto todos dormiam ao ser atingido pelo tornado. Ela afirmou que, por isso, acordou já dentro da água. Ainda assim, connseguiu sair da cabine e salvar sua filha, uma bebê de um ano.

A embarcação, construída em 2008 pela empresa italiana Perini Navi, comporta 12 passageiros, distribuídos por 6 suítes, e 10 tripulantes.

Segundo a fabricante, o mastro do iate, de 75 metros de altura, era o mais alto do mundo feito de alumínio e o segundo mais alto em geral.

O interior da embarcação, com designer de interiores em estilo japonês, projetado pelo escritório do arquiteto francês Remi Tessier, foi premiado em 2008.

Interior do iate Bayesian era de alto luxo

Com 56 metros de comprimento, o Bayesian foi construído com casco e superestrutura de alumínio, com decks de teca.

Alimentado por dois motores a diesel de 8 cilindros, ele navega confortavelmente a 12 nós e atinge uma velocidade máxima de 15 nós, com um alcance de até 3.600 milhas náuticas com seus tanques de combustível de 57.000 litros.

Karsten Borner, capitão de um barco que estava próximo ao Bayesian e que resgatou alguns dos passageiros, disse à Reuters que, quando a tempestade chegou, ele ligou o motor para manter o controle da embarcação e evitar uma colisão com o iate.

“Conseguimos manter o navio em posição e depois que a tempestade passou, percebemos que o barco atrás de nós tinha sumido”, disse Borner.

Pelas redes sociais, moradores da região relataram que a tempestade foi fora do comum para a área.

Veleiro estava na costa antes de naufragar

“Por volta das 04h (no horário local), houve uma bomba d’água muito forte, com trovões e relâmpagos, que acordou todo mundo e durou pelo menos 40 minutos”, disse o usuário Federico Tesso, que afirmou ter visto também o veleiro passando pela costa antes de naufragar. “Era enorme e lindo, com casco azul”.

2 comentários

  1. I like what you guys are up also. Such smart work and reporting! Carry on the superb works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my web site 🙂

  2. After study just a few of the blog posts on your web site now, and I really like your way of blogging. I bookmarked it to my bookmark website checklist and will probably be checking back soon. Pls try my website as effectively and let me know what you think.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *