Alerta de pássaros, emergência e aterrissagem sem trem de pouso: os eventos que levaram ao pior desastre aéreo da Coreia do Sul
O acidente aéreo que deixou 179 mortos na Coreia do Sul na noite deste sábado (28), horário de Brasília (DF) estásendo investigado.
Segundo as autoridades locais, o avião explodiu após sair da pista e bater contra um muro no Aeroporto de Muan, no sul do país. Havia 181 pessoas a bordo; duas sobreviveram.
Segundo a agência de notícias Reuters, o acidente é o mais mortal já registrado em solo sul-coreano e o pior envolvendo uma companhia aérea do país desde 1997, quando a queda de um avião da Korean Air Lines, em Guam, matou mais de 200 pessoas.
A aeronave partiu de Bangkok, na Tailândia, e sofreu o acidente por volta das 9h no horário local (21h de sábado, no Brasil) ao pousar em Muan, na Coreia do Sul. Veja abaixo a sequência de eventos:
1. O Boeing 737-800 da Jeju Air decolou de Bangkok a 1h30, no horário local, com 181 pessoas a bordo, sendo 175 passageiros e seis tripulantes.
2. Ao se aproximar de Muan, onde deveria pousar, o avião foi visto voando baixo no entorno do aeroporto. Segundo o site de monitoramento de voos FlightRadar24, a manobra poderia indicar uma “passagem baixa”, procedimento realizado quando a tripulação não tem certeza se o trem de pouso está devidamente abaixado. O objetivo é que o controle de tráfego aéreo confirme visualmente se isso aconteceu.
3. No entanto, o trem de pouso do Boeing ainda estava recolhido.
4. Às 8h54, os pilotos foram alertados pela torre de controle sobre o risco de colisão com pássaros antes de pousar.
5. Vídeos gravados momentos antes do acidente mostram um dos motores do avião pegando fogo, uma situação compatível com sucção de pássaros.
6. Às 8h59, os pilotos declararam emergência.
7. Um passageiro que estava na aeronave chegou a mandar uma mensagem de texto para a família avisando que um pássaro havia batido no avião, o que estava prejudicando o pouso.
8. Às 9h03, o Boeing aterrissou com o trem de pouso recolhido. Em alta velocidade, ele saiu da pista, bateu contra um muro do aeroporto e explodiu.
9. Dois tripulantes, um homem e uma mulher, foram resgatados com vida da cauda em chamas da aeronave. As outras 179 pessoas a bordo morreram.
Um comissário de bordo da Jeju Air que sobreviveu ao acidente no aeroporto de Muan, está consciente e teve múltiplas fraturas, segundo o Hospital da Universidade Feminina Ewha, em Seul, onde ele está internado.
Hello! Would yyou mmind iif I share your blog wit my mhspace group?
There’s a lott oof foloks tgat I thijnk would realy
enjjoy yyour content. Please lett mee know. Cheers