Lula não é relevante em negociações entre Ucrânia e Rússia, e também não será com Trump, diz Zelensky

Para presidente ucraniano, brasileiro não deve tentar participar da mediação de um acordo de paz

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o Brasil não faz parte na tentativa de mediar negociações de paz entre seu país e a Rússia. Ele também afirmou que Lula não é um ator relevante no conflito, e não o será com o retorno de Trump à Casa Branca.

Volodymyr Zelensky, disse que Lula é irrelevante nas negociações de paz

Zelensky deu as declarações em resposta a uma pergunta feita por Bianca Rothier, da TV Globo que tentava valorizar o presidente brasileiro.

“Hoje eu acho que o trem do Brasil, para ser sincero, passou. Falei com Lula, nos encontramos e pedi que ele fosse um parceiro para acabar com a guerra, etc. Agora ele não é mais um ‘player’. Ele também não será um ‘player’ para Trump”, disse o presidente ucraniano.

Esta não é a primeira vez que Zelensky critica a posição do presidente do Brasil no conflito.

Ao longo de 2023, Lula investiu, sem sucesso, em tentativas de atuar como mediador de um diálogo entre Ucrânia e Rússia para o fim da guerra.

O presidente brasileiro declarou naquele ano que a Ucrânia também tinha responsabilidade pela guerra e que Estados Unidos e União Europeia contribuíam para continuidade do conflito armado.

Em maio de 2024, Zelensky afirmou a jornalistas latino-americanos, em Kiev, que o governo brasileiro prioriza a “aliança” com a Rússia, um país “agressor”. Tanto Brasil quanto Rússia fazem parte dos Brics.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *