Criança relata sofrimento em cidade destruída pela Rússia na Ucrânia

Carro & Cia
Carro & Cia, o melhor em atendimento e satisfação

Diário de menino relata o sofrimento em cidade devastada pelos invasores russos. Manuscrito foi encontrado em Mariupol.

“Guerra. Dia 3 (abril), domingo. Dormi bem, acordei e sorri. Vovó foi buscar água. A propósito, meu aniversário está chegando. Dia 26. Tenho uma ferida nas costas, minha pele está rasgada. Minha  irmã tem um machucado na cabeça. Mamãe teve a carne arrancada do braço e um buraco na perna,” escreveu a criança.

A tinta azul da caneta traduz para o papel as dores da guerra na visão de uma criança e esbarra em desenhos e emoticons de tristeza. O diário foi fotografafo por Evgeny Sosnovsky, morador de Mariupol, cidade situada no sudeste da Ucrânia devastada pelas forças russas. “Tenho oito anos, minha irmã tem 15 e minha mãe, 38. Está na hora de fazer o curativo. (…) Tenho uma amiga, Vika, ela é alegre e é nossa vizinha. É gente boa”, escreveu o menino.

DUETTO IDEAL – A MODA FEITA PARA VOCÊ

“Meus dois cachorros morreram, e minha avó, Galya. Minha cidade amada morreu durante todo esse tempo, desde a quinta-feira, 24 (de fevereiro)”, acrescenta.

Diário de menino de 8 anos encontrado na cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia – (crédito: Evgeny Sosnovsky/Reprodução)

O diário traz desenhos de tanques de guerra, de prédios em chamas, de corpos na rua, mas também de um bolo — alusão ao aniversário do menino — e de pessoas e cães com asas, menção aos mortos. Até o fechamento desta edição, a identidade e o paradeiro do menino e de seus familiares eram desconhecidos.

Na siderúrgica de Azovstal, foco da resistência imposta pelo comando paramilitar conhecido como Batalhão de Azov, a situação seguia dramática. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para salvar os feridos em Azovstal. “As pessoas que se encontram no local correm risco de vida. Pedimos que nos ajude a salvá-las”, afirmou Zelensky a Guterres por telefone. Ele lembrou ao diplomata português que “as organizações internacionais podem ser eficazes” nesse processo. 

Na terça-feira, uma operação do Escritório Humanitário da ONU (Ocha) e da Cruz Vermelha Internacional retirou 101 civis da siderúrgica. A Rússia anunciou um cessar-fogo unilateral diurno, a partir de hoje, para facilitar o resgate. O Ministério da Defesa declarou que “das 8h às 18h (horário de Moscou) nos dias 5, 6 e 7 de maio um corredor humanitário será aberto no território da usina siderúrgica Azovstal para evacuar civis”. “Durante este período, as Forças Armadas russas e as formações da República Popular de Donetsk decretaram um cessar-fogo unilateral de hostilidades”, completou. O anúncio coincidiu com “violentos combates”  no complexo industrial. 

O brasileiro Saviano Abreu, porta-voz do Ocha, afirma que pelo menos 344 civis de Mariupol, Manhush, Berdiansk, Tokmak e Vasykivka foram retirados em segurança da região, ontem, e transferidos para Zaporizhzhia.

O serviço de inteligência ucraniana apurou que a Rússia pretende realizar um desfile militar em Mariupol, na próxima segunda-feira, dia em que Moscou comemora a vitória sobre a Alemanha nazista em 1945.

ANGRA DOS REIS EM GRANDE ESTILO. VOCÊ MERECE.

2 comentários

  1. Howdy! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying
    to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Appreciate it!
    I saw similar article here: Scrapebox AA List

  2. You’re truly a excellent webmaster. This site loading pace is incredible.
    It seems that you’re doing any distinctive trick. Moreover, the contents are masterpiece.

    you’ve done a fantastic activity on this subject!
    Similar here: Tabitha and also here: Dobry sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *