Rússia enfatizou que vai “cumprir suas obrigações de garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes” ao Brasil, segundo o governo de Putin.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin por telefone nesta segunda-feira (27).
Segundo o governo russo, o telefonema foi acordado durante a recente cúpula do Brics, realizada em formato virtual na semana passada.
“Os problemas da segurança alimentar global são considerados em detalhes. O presidente da Rússia fez uma avaliação detalhada das causas da difícil situação do mercado mundial de produtos agrícolas e fertilizantes. A importância de restaurar a arquitetura do livre comércio de alimentos e fertilizantes, desmoronada pelas sanções ocidentais, foi enfatizada”, diz o Kremlin.
Putin ressaltou que a Rússia está empenhada em cumprir suas obrigações de garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes aos agricultores brasileiros.
“A intenção mútua de fortalecer consistentemente a parceria estratégica entre os dois países foi confirmada, incluindo a expansão da cooperação mutuamente benéfica em vários campos, incluindo agricultura e energia”, prossegue o comunicado.
Outros assuntos da agenda internacional também foram abordados, inclusive levando em conta a presidência rotativa do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 1º de julho.