No final de semana em que a abertura dos jogos olímpicos de Tóquio completa um ano, brasileiros conquistam marcas importantes, começa a pré-temporada no futebol europeu e a Fórmula 1 teve sua penúltima etapa antes das férias de verão.
MUNDIAL DE ATLETISMO
Após a conquista inédita da medalha de ouro dos 400m com barreiras na última terça-feira, 19, Alisson dos Santos, o Piu, viu mais uma brasileira arrematar sua primeira medalha em mundiais.
Na sua primeira participação em campeonatos mundiais, Letícia Oro, do salto em distância, fez sua melhor marca pessoal, ao atingir 6,89m, e ficou com o bronze no mundial em Oregon.
Thiago Braz, medalhista de ouro na Rio 2016 e de bronze em Tóquio 2020, não conseguiu
medalha na competição, mas ficou em 4º lugar e se mantém como um dos melhores do mundo no salto com vara. O ouro ficou com o sueco Armand Duplantis ficou com o título mundial e bateu o recorde mundial com um salto de 6.21m. Christopher Nilsen foi prata, saltando 5.94m de primeira, e John Ernest Obiena bronze, passando o 5.94m na segunda tentativa, a altura que o Thiago Braz não passou.
Com sua melhor marca do ano, o revezamento 4x100m brasileiro masculino disputou a final da prova e ficou em 7º. Rodrigo do Nascimento, Felipe Bardi, Derick Souza e Erick Cardoso cravaram 38s25. O Canadá ficou com o ouro, EUA prata e Grã-Bretanha bronze.
FÓRMULA 1
Leclerc largou bem e teve a vitória do Grande Prêmio da França nas mãos. Mas, na volta 17, o monegasco rodou e bateu sozinho, quando tinha uma vantagem de mais de 10 segundos sobre o segundo colocado.
Resultado? Safety Car na pista e muitos pilotos indo para os boxes. Max Verstappen, que havia parado algumas voltas, assumiu a ponta da prova e não largou mais. Em momento algum, depois que assumiu a ponta, o holândes foi incomodado e terminou a corrida com quase os mesmos 10 segundos de vantagem que seu principal concorrente pelo título tinha antes de rodar.
A Mercedes parece estar reencontrando a fórmula que tanto trouxe sucesso para a equipe nos anos anteriores. Com direito a pódio duplo, Hamilton em 2º e Russell em 3º, a escuderia alemã fechou o pódio e se aproximou da Ferrari no campeonato de construtores.
Com o acidente de Leclerc e a punição por troca de motor de Carlos Sainz, a equipe italiana deixou de somar pontos importantes e viu Verstappen abrir 63 pontos na liderança da Fórmula 1.
A próxima e última etapa antes das férias de verão serápp disputada neste final de semana em Hungaroring, na Hungria.
FÓRMULA 2
Felipe Drugovich somou pontos importantes e se manteve na liderança da Fórmula 2. O piloto brasileiro ficou em 3º na corrida de sábado e em 4º na corrida de domingo e segue 39 pontos na frente de Théo Pourchaire.
O piloto francês teve um bom final de semana correndo em casa, com um 2º lugar na corrida de domingo, mas sofreu uma punição na primeira corrida e somou apenas 2 pontos.
Drugovich também contou com a sorte para manter sua vantagem. Logan Sargeant, 3º colocado no campeonato e que vinha diminuindo consideravelmente a diferença para o brasileiro, teve problemas mecânicos e não conseguiu terminar a corrida em Paul Ricard.
Faltando 5 grandes prêmios para o final do campeonato, Drugovich precisa se manter consistente e sempre marcando bons pontos para ser campeão. Assim como na categoria principal, a Fórmula 2 disputará a próxima etapa em Hungaroring.
LIGA DAS NAÇÕES
Dessa vez os brasileiros não disputaram medalha, mas nem por isso o campeonato deixa de ser importante. Em final emocionante, os atuais campeões olímpicos, a França, bateu os EUA por 3 sets a 2 e confirmou seu favoritismo. Baseado em um ótimo saque, os franceses abriram dois a zero no jogo e pareciam prontos para acabar com o jogo. Mas, após uma mudança tática do técnico norte-americano, os americanos empataram o jogo.
Com Defalco, ponteiro de origem, jogando de oposto, os EUA partiram para cima como franco atiradores e levaram o terceiro e o quarto set. No tie-break, os franceses voltaram a sacar muito bem e logo de início abriram 7 a 2. Com uma diferença muito significativa para um 5º set, só foi preciso administrar a liderança para ser campeã.
Para o Brasil, que perdeu para os EUA nas quartas de final, ficam os ensinamentos e os lampejos de uma seleção que pode ser muito competitiva quando completa. Agora, é focar na preparação para o mundial que acontece na Polônia e na Eslovénia, a partir do dia 26 de agosto.
FUTEBOL INTERNACIONAL
Com a Copa do Mundo do Catar em mente, os principais clubes do futebol europeu começaram sua preparação para a próxima temporada. Foram muitos amistosos disputados durante o final de semana e neles foi possível ver as novas contratações dos times. Haaland e Gabriel Jesus fizeram suas estreias, por Arsenal e Manchester
City, respectivamente, e ambos marcaram logo de cara.
No primeiro El Clásico da temporada, disputado em Las Vegas, o Barcelona venceu o Real Madrid por 1×0, com direito a gol brasileiro. Uma das principais novas caras do time culé, Rafinha marcou o único gol do jogo, um golaço, e segundo dele com a camisa do Barcelona.
Disputando a pré-temporada no Japão, o PSG venceu seus três jogos, mas só convenceu no
último, quando venceu por 6 a 2. Além de não demonstrar grande futebol, o clima no clube
parisiense segue tenso, devido a uma possível venda de Neymar. O triunfo por 6 a 2 sobre o Gamba Osaka foi conquistado com dois gols do camisa 10,
Contra o RB Leipzig, Darwin Núñez, novo atacante do Liverpool, fez quatro gols e chega para aumentar o poderio ofensivo do time inglês, que sofreu com a saída de Mané, para o Bayern de Munique.
Deixe nos comentários quais outros esportes você gostaria de ver por aqui!